25/10/2024

Prefeitura de São Cristóvão entrega certificados para alunas do curso de produção de derivados da mandioca, no povoado Caípe Velho

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entregou nesta sexta-feira (25), certificados para 17 moradoras do povoado Caípe Velho que participaram do curso de produção de derivados da mandioca. O curso teve carga horária de 24 horas e integrou uma série de capacitações desenvolvidas para promover a geração de renda e o desenvolvimento local.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Josenito Oliveira, o curso integra um programa de capacitação continuada que tem atendido diversas comunidades da região. “Esses cursos fazem parte de um programa de capacitação continuada que a gente desenvolve ao longo do ano, com uma colaboração especial com o Senar. Esse em específico é sobre manipulação de derivados da mandioca, então inclui biscoitos, bolos e várias outras possibilidades de aproveitamento da mandioca", afirmou Josenito, enfatizando o impacto positivo das formações no fortalecimento econômico da região. 

Os cursos da Semdet em parceria com o Senar já beneficiaram este ano 460 pessoas em São Cristóvão, com o objetivo de promover as vocações locais e facilitar o acesso à qualificação. “As pessoas não precisam sair de suas comunidades para aprender, o que facilita a participação. Isso é muito importante para o nosso município porque ajuda na geração de trabalho e renda de forma prática e local”, completou o secretário.

Josenito Oliveira, secretário de desenvolvimento econômico e trabalho

Inclusão produtiva e  valorização da cultura local

O curso trouxe descobertas e abriu novas possibilidades para as moradoras do povoado. Para a aluna Maria Zilda Correia, a capacitação foi transformadora, tanto em termos de conhecimento quanto de aplicabilidade. “A experiência foi maravilhosa! A gente sempre conheceu a macaxeira, a batata, o inhame aqui, mas com esse curso abriu um horizonte novo! Aprendi a fazer bolos variados, salgados, tudo usando macaxeira e puba! Foi de suma importância, não só pra mim, mas pra todas as colegas da comunidade”, declarou Zilda. Ela já está experimentando novas receitas e considera a possibilidade de transformar o aprendizado em fonte de renda.

Maria Zilda Correia, aluna do curso 

Rosângela Conceição dos Santos, também aluna, destacou a importância da capacitação para a comunidade. “Com esse curso, estamos aprendendo muito e descobrindo coisas novas que nem imaginávamos que poderíamos fazer. Então, só temos a agradecer a cada um que tornou possível essa oportunidade", afirmou, entusiasmada.

Rosângela Conceição dos Santos, aluna

Para Jane Carla dos Santos, a experiência teve um impacto profundo em sua vida pessoal. Enfrentando crises de ansiedade e outros desafios de saúde, ela encontrou no curso um ambiente acolhedor e incentivador. “Olha, eu quero dizer muito obrigado mesmo, porque além de me tirar de casa, que é algo difícil pra mim, eu lido com crises de ansiedade, tenho uma deficiência, e também sofro com pânico. Esse curso foi muito especial, porque pude aprender, perdi um pouco o medo de sair, e estive com pessoas maravilhosas, que me acolheram muito bem”, relatou Jane Carla, emocionada.

Jane Carla dos Santos, aluna

Durante o evento, o prefeito Marcos Santana reafirmou o compromisso da gestão em fortalecer as vocações locais e impulsionar a geração de renda a partir das tradições e conhecimentos regionais. “O que queremos é que cada comunidade desenvolva suas vocações. Vocês sabem melhor do que ninguém, são vocês que conhecem as histórias, o dia a dia de cada localidade. Eu sei que muita gente participa do grupo, que há sempre alguém vendendo algum produto local, como beijus e quitutes feitos com macaxeira e é exatamente isso que queremos incentivar”, disse o prefeito.

Marcos Santana, prefeito 

A diretora de Trabalho da Semdet, Neusa Malheiros, destacou a importância do engajamento das alunas no curso, reforçando a relevância da busca constante por conhecimento. “A gente vê o comprometimento das alunas que estiveram presentes do início ao fim do curso, o que é muito importante para o aprendizado de todos. Como o prefeito disse, o aprendizado é constante, não dá para parar. Então, vamos continuar buscando novos cursos, porque conhecimento nunca é demais”, enfatizou Neusa.

Neusa Malheiros, diretora de Trabalho da Semdet

Fotos: Dani Santos.

Publicado por Jhonny Oliveira
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade