29/11/2024

Prefeitura de São Cristóvão convida empreendedores locais para Rodada de Negócios com Banco do Nordeste e Banese no Fasc

Iniciando as atividades do 39º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), na manhã desta sexta-feira (29), a Prefeitura de São Cristóvão convidou empreendedores locais para participarem da Rodada de Negócios, que aconteceu na EMEF Gina Franco, junto a representantes do Banco do Nordeste e do Banese, patrocinadores do festival. O objetivo do evento foi dialogar sobre o crescimento do turismo e da gastronomia na cidade, o que incluiu o compartilhamento sobre as condições do empreendedorismo no município, as possibilidades de atendimento ao público e linhas de crédito para a expansão de negócios.

O prefeito Marcos Santana iniciou a rodada ressaltando que o principal intuito do Fasc é disponibilizar formas diversificadas de arte de maneira acessível, mas, além disso, o festival também é um ambiente de negócios. Pela sua magnitude, ele gera trabalho e renda na cidade, fomenta empregos e estimula a economia local. Esse estímulo econômico e a geração de renda, segundo o gestor, justificam o investimento do poder público nesse evento.

“Contamos com a participação de vários parceiros e empresas, que são incentivados a participar por meio da lei de incentivo fiscal, que permite a dedução de impostos a pagar no final do ano. Portanto, o festival combina acessibilidade à arte com o fortalecimento da economia local, gerando um ciclo virtuoso que beneficia a cidade como um todo”, destacou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

A conversa seguiu com uma apresentação sobre a economia local guiada por Josenito Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, que enfatizou as oportunidades que a Cidade Mãe oferece para investidores e empreendedores, por meio do fomento do trabalho, crescimento econômico e cultura.

“São Cristóvão tem uma vocação natural para o turismo. Então, nada melhor do que comentar as condições necessárias para atrair turistas para cá. Por isso, convidamos empresários e investidores desses setores para conhecerem as oportunidades de negócios no nosso município. Essas oportunidades não estão apenas no centro histórico, mas também em diversas regiões, como as Pedreiras, uma área belíssima às margens do rio. Nosso objetivo é apresentar essas possibilidades de investimento e destacar o potencial do município para empresários interessados na gastronomia e na hotelaria”, realçou o secretário.

Josenito Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

Oportunidades de crédito 

Representando o Banese, Gustavo Novais, superintendente de desenvolvimento do banco, apresentou soluções de crédito, com foco nas áreas de gastronomia e hotelaria, e reforçou o compromisso com o desenvolvimento de São Cristóvão, oferecendo também acesso a seguros, cartões e serviços financeiros que viabilizem operações de crédito para os empreendedores locais.

“Apresentamos tanto linhas com recursos próprios quanto opções financiadas, incluindo o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e operações subsidiadas pelo Ministério do Turismo, que possuem taxas mais atrativas. Nosso objetivo é atender comerciantes e empreendedores de todos os portes — pessoas físicas, jurídicas, microempreendedores individuais, pequenos, médios ou grandes empresários. Dessa forma, buscamos contribuir para o fortalecimento da economia local e cumprir nossa missão de promover o desenvolvimento sustentável da sociedade”, explicou.

Gustavo Novais, superintendente de desenvolvimento do Banese

O Banco do Nordeste, representado por Carlos Virgílio, gerente da Agência Siqueira Campos, também propôs formas de apoio, desde o microempreendedor até os empreendimentos maiores, visando impulsionar a economia no território. Segundo ele, o BNB é patrocinador recorrente e participante ativo do Fasc, com o intuito de contribuir para que essa movimentação econômica gere emprego e renda para o São Cristóvão.

“É muito importante participar de um evento como este dentro do Festival de Artes, que não só fomenta a cultura, mas também os negócios ligados a ela. Uma rodada de negócios que envolve setores como bares, restaurantes, hotéis e toda a cadeia do turismo do município, além das demais atividades econômicas locais, traz uma relevância enorme para o Banco do Nordeste, que está inserido nesse contexto para auxiliar e fomentar o desenvolvimento através de nossas linhas de crédito”, afirmou o gerente.

Carlos Virgílio, representante do Banco do Nordeste

Turismo e gastronomia

Entre os participantes da Rodada de Negócios, o empreendedor Álvaro Silva Lima, à frente do restaurante e pousada Vila Barroca, pontuou que a área de gastronomia e hotelaria tem crescido bastante na cidade, trazendo novos empregos: “Desde 2019, temos visto a chegada de segmentos diferenciados, e esse movimento está associado à abertura de novos empreendimentos e à expansão do setor”.

O empresário ainda reforçou que esse crescimento depende de uma conjuntura financeira favorável, que envolve tanto o empresariado quanto o apoio dos bancos, especialmente no que diz respeito ao financiamento. “Esse suporte é extremamente importante para o desenvolvimento, a diversificação, a instalação e a consolidação desses negócios, o que também beneficia diretamente a população”, concluiu

Álvaro Silva Lima, proprietário do restaurante e pousada Vila Barroca

O evento também chamou a atenção de participantes de outras cidades, como Eduardo Baldissera, executivo comercial da IA Consultoria. Ele contou que a empresa em que trabalha presta consultoria comercial e de marketing para hotéis, pousadas e meios de hospedagem em geral, e, por isso, viu uma oportunidade na participação do evento.

“Vim participar da Rodada de Negócios com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos meios de hospedagem aqui em São Cristóvão, aproveitando a oportunidade para entender como o turismo funciona na região. Além disso, estou aqui para fazer networking com o pessoal do comércio local”, detalhou.

Eduardo Baldissera, executivo comercial da IA Consultoria

O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese, MTur/Sesc, Banco do Nordeste e Correios patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia, da Colortex e da RR Conect.

Fotos: Clara Dias

Publicado por Clara Dias
Fotos por Clara Dias
Personalize suas opções de acessibilidade