Prefeito de São Cristóvão dá posse ao novo secretariado municipal; conheça os perfis
Nesta quarta-feira (1), data que marcou o aniversário de 435 anos de São Cristóvão, a histórica Praça São Francisco foi palco da cerimônia de posse do novo secretariado municipal, que integrará a equipe do prefeito Júlio Nascimento Júnior e da vice-prefeita Gedalva Umbaubá. O evento reuniu autoridades, lideranças comunitárias e moradores da quarta cidade mais antiga do Brasil. Confira abaixo os nomes e perfis dos secretários.
A cerimônia ocorreu após a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade e das solenidades de posse do prefeito, vice e dos 17 vereadores eleitos. Em seu discurso, Júlio destacou a importância de cada membro do secretariado no planejamento e execução das políticas públicas que beneficiarão a população de São Cristóvão.
“Aos secretários, boa sorte e muito trabalho, cada um será exigido por novos e melhores resultados. Nosso compromisso deve ser sempre com a transparência, e com a ética. Saibam que serei o maior fiscalizador do trabalho de vocês. Quero lembrar que trabalhamos para o nosso povo e a esse povo devemos tratar sempre com carinho e respeito", destacou o novo gestor da cidade.
Representando todos os secretários presentes, a secretária de Educação, Deise Barroso, reforçou o compromisso dos empossados com o desenvolvimento da cidade. “Temos a clareza das responsabilidades que repousam sobre todos nós, inclusive dos desafios que virão, mas temos a certeza de que o nosso prefeito Júlio, com os nossos vereadores, secretários, servidores e com o apoio da população, conseguiremos, juntos, continuar a transformação da vida das pessoas que se orgulham de serem daqui".
Conheça todos os secretários
Gabinete – Eldro da França:
Advogado. Administrador. Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Governança, Risco e Conformidade. Especialista em Direito Tributário. Foi Secretário da Fazenda, Orçamento e Planejamento do Município de São Cristóvão entre o período de 2017 a 2024. Membro da Comissão de Estudos Tributários da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe. Associado da Rede Brasil Governança (RGB). Mentor no Comitê de Governança e Gestão de Riscos da RGB. Possui experiência profissional em Finanças Públicas, Planejamento Orçamentário, Governança Pública, Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos, Conformidade, Captação de Recursos, Administração Tributária, Territorialização e Integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Setor Público.
Governo e Gestão – Marcos Antonio de Azevedo Santana
Prefeito eleito por dois mandatos consecutivos. Formado em Administração pela FANESE, pós-graduado em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Sergipe e funcionário concursado da Caixa Econômica Federal há mais de 30 anos. Atuou em vários órgãos governamentais. Exerceu os cargos de Diretor de Gestão Ambiental da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), Secretário Adjunto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe e Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (PRONESE); além do cargo não remunerado de Diretor-Presidente do Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão. Como prefeito de São Cristóvão, foi responsável pela reconstrução da cidade após o insucesso dos gestores anteriores.
Procuradoria Geral – José Robson Almeida Santos
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Expandiu seus conhecimentos acerca da Administração Pública, notadamente na parte de licitações e contratos administrativos junto à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), a partir do ano de 2010. Atuou na Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (SEINFRA) entre os anos de 2014 e 2016. Iniciou sua atuação na gestão municipal em 2017, como subprocurador do Município de São Cristóvão. Em fevereiro de 2024, foi promovido ao cargo de Procurador Geral.
Controladoria Geral – Maria Lucimara Souza
Possui formação em contabilidade pela Fanese e especializações em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental, e em Controle Interno na Administração Pública. É presidenta do Fórum Sergipano de Controle Interno, membro da comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público CRC/SE. Já atuou profissionalmente em diversas empresas e em gestões públicas como contadora e Secretária de Controle Interno.
Fazenda, Orçamento e Planejamento – Cláudio da Hora Passos
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduado em Educação Financeira. Possui sólidas experiências em gestão pública, com destaque para atuações na ADEMA, Fundação Aperipê, Pronese e na Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão, onde ocupou cargos de liderança financeira. Possui grande compromisso com a eficiência administrativa, responsável por otimizar recursos e assegurar transparência nas contas públicas à frente do financiamento da Secretaria Municipal de Educação. Sempre teve uma atuação voltada para o planejamento estratégico e o desenvolvimento, contribuindo para avanços significativos em diferentes setores da administração.
Educação – Deise Maria Barroso
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Pio Décimo. Graduada em História pela UNIT. Professora do quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino durante 25 anos de efetivo trabalho em regência de classe. Professora efetiva do quadro do magistério da Prefeitura Municipal de São Cristóvão. Atuou como Diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão, de 2017 até junho de 2022, quando assumiu a função de Secretária Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliações Externas, Formação de Gestores e Formação Docente.
Saúde – Fernanda Rodrigues de Santana Góes
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atua como Secretária Municipal de Saúde de São Cristóvão desde 2018. Foi Coordenadora do PET-Saúde Interdisciplinaridade (2019); foi membro do COSEMS Sergipe. Atua no cotidiano, monitorando os sistemas de saúde para acompanhamento dos indicadores e produção. Foi secretária de Assistência Social do Município de São Cristóvão (2017-2018). É servidora pública do estado de Sergipe e do município de Aracaju, respectivamente, assistente social da Fundação Hospitalar de Saúde e assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Gestão Pública.
Assistência Social – Lucianne Rocha Lima
Graduada em Assistência Social pela Universidade Federal de Sergipe, com especializações pela FIOCRUZ e Secretaria de Direitos Humanos, destaca-se por uma sólida trajetória em gestão pública e assistência social. Atuou como Assessora de Planejamento e Diretora Técnica Operacional na Fundação Renascer, com foco em planejamento e orçamento público. Foi Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, liderando ações no Sistema de Garantia de Direitos. Como Gerente da Proteção Social Especial em Aracaju, coordenou serviços de média complexidade como CREAS, Centro POP e Abordagem Social, além de presidir o CMDCA de Aracaju. É servidora efetiva da Prefeitura de Aracaju e da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe e está desde 2019 à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Cristóvão.
Infraestrutura – Carlyane dos Santos
Técnica em Edificações e engenheira civil formada pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Possui ampla experiência em áreas estratégicas, como gestão de projetos, TQC (Total Quality Control), fluxo de processos, gestão de dados com ênfase em Business Intelligence (BI), planejamento estratégico, gestão e fiscalização de contratos administrativos, orçamento público, avaliação de imóveis e captação de recursos. Atua na Secretaria de Infraestrutura do Município de São Cristóvão desde 2019, onde desempenhou diversas funções ao longo dos anos, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e a otimização de processos administrativos e de engenharia. Sua atuação é marcada por um sólido compromisso com a eficiência e a qualidade na gestão pública.
Serviços Urbanos – Genivaldo Silva dos Santos
Ex-funcionário aposentado da Petrobras, comprador e empresário, com vasta experiência no setor público e privado. É Secretário Municipal de Serviços Urbanos desde 2017, onde tem se destacado pelo seu compromisso com a melhoria da infraestrutura da cidade. Já atuou como Secretário Interino de Esporte e Lazer na gestão de São Cristóvão, contribuindo para o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais na região.
Meio Ambiente – Janine Menezes de Oliveira
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Tiradentes em 2002, pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe em 2006. Iniciou sua carreira na área ambiental em 2004, na Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), onde foi analista ambiental por oito anos. Em 2015, assumiu o cargo de Gerente de Licenciamento Ambiental do órgão estadual, função que exerceu até 2019, quando passou a integrar a equipe de analistas da Gerência de Avaliação de Impactos Ambientais. Em março de 2023, assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Esporte e Lazer – Maria Aparecida Santos Lisboa
Formada em Serviço Social e Educação Física (licenciatura plena). Atuou como técnica da seleção brasileira de vôlei de praia de 2016 até 2019. Atualmente, é técnica de vôlei de praia no centro de treinamento Cida Vôlei. Possui experiência prévia na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, atuando como Diretora de Esportes Comunitários.
Defesa Social – José Moura Neto
Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Bacharel em Segurança Pública, com especializações em Segurança e Cidadania e em Gestão e Estratégia de Segurança Pública. Possui vasta experiência como Comandante do Policiamento Militar da Capital e Região Metropolitana, além de outras funções como Ouvidor Geral e Corregedor Geral da Polícia Militar de Sergipe. É formado em Direitos Humanos e Perícia Criminal, com competência em liderança em policiamento operacional e especializado.
Desenvolvimento Econômico e Trabalho – Josenito Oliveira Santos
Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais e Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual, todos pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência em gestão no setor público e privado, com destaque nos estudos de viabilidade econômica e financeira, ciência, tecnologia e inovação. É professor universitário e já atuou em diversos cargos de gestão tanto no setor público quanto no setor privado. Foi membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONCIT) e Presidente do Conselho Fiscal do SERGIPETEC. Atualmente, exerce o cargo de Secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Cristóvão e Presidente do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico de Sergipe.
FUMCTUR – Paola Rodrigues de Santana
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Tiradentes. Possui vasta experiência em comunicação, planejamento e gestão de projetos, além de gestão pública e marketing político. Foi responsável pela organização de eventos como o Bloco da Prevenção na Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe e grandes conferências. Faz parte da gestão da prefeitura de São Cristóvão desde 2017, ocupando grandes pastas como Governo, Esportes, e Cultura e Turismo. Como presidenta da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (FUMCTUR), foi responsável pela retomada do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), pela ampliação do São João da Tradição e por grandes projetos de valorização cultural e social na cidade.
SAAE – Carlos Antonio Soares de Melo
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em Engenharia de Petróleo e Biocombustíveis pela Universidade de São Paulo. É Diretor-Presidente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Cristóvão desde 2017. Possui especialização em medição de água, produção de hidrômetros, controle de qualidade, e é coordenador da Qualidade ISO 9001/2000. Tem MBA em Engenharia de Petróleo e Gás e Biocombustíveis.
Agência Reguladora dos Serviços Públicos – Edson Fontes dos Santos
Bacharel em Ciências Contábeis pela FANESE e pós-graduado em Direito Constitucional e Controle Externo pela UNIT. Funcionário público aposentado pela SEFAZ-SE, esteve à disposição do Tribunal de Contas do Estado por cerca de oito anos, atuando como técnico de controle externo. Pelo município de São Cristóvão, foi vereador, controlador geral, secretário chefe de assuntos parlamentares e secretário de governo.
Assessoria de Articulação Parlamentar – Morgan Prado de Menezes
Formado em Pedagogia, pós-graduado em Gestão, foi vereador por dois mandatos (2012-2020). Atuou como Secretário de Educação, Secretário de Esporte, e Secretário de Assuntos Parlamentares. É professor aposentado da rede estadual e professor efetivo da rede municipal de ensino de São Cristóvão.
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