24/01/2025

Parceria entre Prefeitura de São Cristóvão e Conafer garante inseminação artificial em bovinos e início do processo de melhoramento genético no município

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), adquiriu o acesso ao Programa Mais Pecuária Brasil, iniciativa da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer). Com esta adesão, produtores rurais de São Cristóvão foram contemplados para receber os procedimentos de melhoramento genético em bovinos, por meio de inseminação artificial. Inicialmente, oito pecuaristas realizaram a primeira etapa do procedimento com um total de 60 bovinos.

O melhoramento genético vem transformando a realidade de pecuaristas em todo o Brasil, e essa oportunidade chegou em São Cristóvão. O programa atende aos pequenos e médios produtores, melhorando, por meio da inseminação artificial, a produtividade e a rentabilidade no campo, promovendo mudanças significativas aos ruralistas que investem na produção de leite e na criação de gado de corte. 

O programa oferece gratuitamente aos agropecuaristas doses de esperma através da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) que se trata de uma técnica reprodutiva que permite a inseminação em momentos específicos, aumentando a taxa de concepção e as limitações do intervalo entre os partos. 

Os benefícios do programa incluem o aumento da qualidade genética, o favorecimento da seleção e do melhoramento genético, a concentração dos nascimentos e desmame, a padronização das carcaças e do rebanho, além da melhoria da produtividade e da renda, que são os principais objetivos. 

Segundo o diretor de Agricultura do município, Wesley Félix, o primeiro ciclo contornou com oito produtores, mas apenas três tinham bovinos aptos a receber o procedimento. Ao todo, foram 60 cabeças testadas com a etapa do Toque, e dessas, 10 cabeças foram protocoladas pelo sistema de IAFT. “Com o melhoramento genético, o animal suporta diversas adversidades climáticas e, no caso dos produtores de leite, apresenta aumento na produção leiteira. Já para os pecuaristas que criam gado de corte, com esse procedimento será possível a melhoria da carcaça do animal, além de oferecer outros benefícios, como a continuidade da linhagem dessa nova genética aplicada."

O diretor ainda reforça sobre a questão socioeconômica do programa que beneficia os pequenos e médios produtores, especialmente os pequenos. “O objetivo não é apenas aprimorar a genética dos rebanhos, mas também aumentar a produtividade e a rentabilidade do trabalho desses agricultores pecuaristas familiares. Isso inclui tanto a venda do gado para corte quanto a produção leiteira”, ressalta Wesley. 

Wesley Félix, diretor de Agricultura

O médico veterinário responsável pelo Programa Mais Pecuária Brasil executado em São Cristóvão, Geimisson Claudino, afirma que esse programa de forma gratuita revoluciona a produtividade do produtor rural. “O processo de inseminação é realizado de acordo com o levantamento feito no município, considerando tanto o gado de leite quanto o gado de corte. Fazemos a avaliação dos animais para identificar aqueles aptos a receber o protocolo, levando, assim, o melhoramento genético para cada produtor." Adicionado ainda que após a inseminação artificial, o profissional retorna a propriedade nove meses depois para a última avaliação, após o parto . 

Geimisson Claudino, médico veterinário

Produtores Rurais 

O médico veterinário, Geimisson, explica que os produtores têm acesso a uma lista com diferentes genéticas bovinas e podem escolher a que preferem de acordo com a sua produção. No entanto, não é possível escolher o sexo, pois p sêmen é convencional. 

Roque Neto, pecuarista produtor de leite, compartilha sua felicidade em receber o benefício. “É uma iniciativa muito boa e importante, que vai nos ajudar a evoluir na reprodução. Estávamos precisando disso. O melhoramento genético é positivo tanto para o rebanho e suas condições quanto para nós no setor econômico. Espero que essa iniciativa continue e alcance cada vez mais produtores."

Roque Neto

Fagner Santos, pecuarista em gado de corte, sente-se satisfeito por produtores da cidade alcançarem políticas públicas como esta e parabeniza a Prefeitura. "A iniciativa foi positiva e vai beneficiar toda a nossa classe pecuarista. Minha reprodução é realizada através de reprodutores, e era preciso procurar em outras propriedades. Com a inseminação, consigo realizar esse processo dentro da minha propriedade, com todo o acompanhamento profissional. Todos os envolvidos estão de parabéns”. 

Fagner Santos, pecuarista

Como ter acesso? 

O produtor que desejar participar do programa, precisará se cadastrar de forma presencial na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) na Diretoria de Agricultura, localizada na Rua Pereira Lobo, nº 72, de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 16h. 

Os produtores deverão apresentar cópia do RG e CPF, comprovante de residência e ficha de controle sanitário de Brucelose e Aftosa. Para tirar qualquer dúvida, pode entrar em contato com os telefones: (79) 3045- 4912 e (79) 98802-5540. 

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade