26/03/2025

Guardas Municipais de São Cristóvão recebem treinamento sobre a Lei Maria da Penha

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), continua com o processo de capacitação de sua Guarda Civil Municipal. Na manhã de ontem (25), a primeira turma da Guarda recebeu mais uma aula do estágio operacional, com foco na aplicação da Lei Maria da Penha, um instrumento fundamental na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.

A capacitação tem o objetivo de preparar os guardas para lidar de forma mais sensível e eficaz com as mulheres em situação de violência doméstica. Durante a aula, os agentes aprenderam sobre as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, os procedimentos adotados pela Patrulha Maria da Penha, o acompanhamento das vítimas e os recursos utilizados.

Na oportunidade, a subinspetora Smith, da Guarda Municipal de Aracaju, foi convidada para compartilhar sua experiência com os novos guardas. Ela destacou a relevância do grupamento Patrulha Maria da Penha, especialmente em tempos de crescente violência doméstica e a importância de oferecer um serviço acolhedor e bem estruturado. "O objetivo é garantir que as mulheres não sejam revitimizadas e que recebam um atendimento digno e acolhedor", afirmou a subinspetora. 

Subinspetora Smith

Ela também falou sobre a importância de capacitar os agentes para lidar com essas ocorrências delicadas. "Muitas mulheres ainda não têm consciência de que estão sendo vítimas de violência, e é essencial que os agentes saibam como agir para não agravar a situação e garantir um atendimento acolhedor", acrescentou.

A importância da capacitação também foi destacada pela Guarda Municipal M. Martins, que enfatizou o papel do acolhimento no atendimento às vítimas. "Saber como agir nessas situações e garantir que a mulher se sinta segura é fundamental. O acolhimento é uma das chaves para que ela receba o suporte adequado", afirmou Martins.

Guarda Municipal M. Martins

A Guarda Municipal de São Cristóvão

A Guarda Municipal de São Cristóvão foi oficialmente empossada em fevereiro, com o objetivo de fortalecer a segurança pública no município, complementando o trabalho das polícias civil e militar. Além do policiamento comunitário e da fiscalização de áreas públicas, a Guarda terá funções de mediação de conflitos e apoio às ações fiscalizadoras. Os agentes também atuarão na segurança de eventos, rondas urbanas, escolares e ambientais, buscando intensificar a prevenção e a ordem no município.

Antes de iniciarem suas atividades, os agentes estão passando por um curso de nivelamento de três meses, que abrange temas essenciais para a rotina da Guarda e para sua integração com os diversos serviços públicos do município. Durante esse período de estágio, secretários municipais e outros técnicos apresentarão o funcionamento das diversas secretarias e a dinâmica de convivência no município. Isso permitirá que os guardas compreendam como suas funções se conectam aos outros serviços públicos, garantindo um atendimento mais eficiente e cuidadoso à população.

O comandante da Guarda Municipal, Major Ademir Pantaleão, destacou a importância do curso para o desempenho eficaz da Guarda: "Este curso visa proporcionar aos guardas um conhecimento amplo sobre a cidade, suas necessidades e os locais em que atuarão. Com a recente decisão do STF, é fundamental prepará-los também para o policiamento urbano, incluindo a atuação nas Rondas Maria da Penha", explicou Pantaleão, destacando ainda que em breve equipes da Polícia Militar também estarão presentes para levar os conhecimentos acerca da Lei Maria da Penha para os guardas de São Cristóvão.

Comandante da Guarda Municipal, Major Ademir Pantaleão. Foto: Clara Dias

Fotos: Dani Santos

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Clara Dias
Personalize suas opções de acessibilidade