Fumctur recepciona os 16 monitores das igrejas e museus da Cidade Mãe

Visando a reabertura dos espaços para a retomada do turismo na Cidade Mãe, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) realizou na manhã desta quinta-feira (29) o acolhimento inicial aos 16 estagiários que atuarão como monitores nas igrejas e museus da cidade. O primeiro encontro serviu para conhecer os estudantes, apresentar os equipamentos onde trabalharão e passar algumas instruções primárias acerca do trabalho que executarão.

Uma das estudantes selecionadas para atuar como monitora, Vanessa Silva Santos, de 19 anos, espera adquirir muito conhecimento para poder fomentar e fortalecer cada vez mais o turismo do município. “Além de ser um vínculo empregatício, que a gente vai ganhar alguma renda, eu também crescer. É uma cidade histórica onde poucas pessoas conhecem a histórias dos locais, e a gente está tendo essa oportunidade de conhecer e poder passar para os turistas as informações. Isso é o mais importante, poder passar as informações e não só guardar pra gente”, disse Vanessa.
.jpeg)
Vanessa Silva, monitora selecionada
De acordo com Kaio Rocha, coordenador de turismo da Fumctur, o primeiro contato com os estagiários foi mais para eles se conhecerem e conhecerem os espaços de trabalho, já que é comum os munícipes não saberem as histórias dos locais da sua cidade. “Mesmo eles sendo moradores da cidade, muitos nunca tiveram a oportunidade de entrar em alguns locais, então planejamos esse momento para que eles possam criar esse sentimento de apropriação do que de fato é deles. A partir de hoje eu creio que eles terão uma visão diferente do lugar deles, já que a cidade é para eles”, explicou Kaio.

Kaio Rocha, coordenador de turismo
Ainda segundo o coordenador de turismo, nesse momento de reabertura das portas do turismo em São Cristóvão, ter monitores com informação verdadeira nos principais atrativos turísticos do município é muito importante para os visitantes que chegam por aqui. “Com esse pessoal nós vamos conseguir passar a história, quais as influências que aquele espaço teve e tem na sociedade, poder passar o significado do que cada espaço é, porque ele está ali e o que ele significa. Vamos criar uma imersão para os turistas e fazer com que eles venham novamente nos visitar”, finalizou Kaio.
Os 16 monitores já estarão distribuídos em seus respectivos espaços a partir da próxima terça-feira (3). Os locais selecionados foram as igrejas São Francisco, Santa Isabel, Matriz, Amparo, Rosário, Senhor dos Passos, e Carmo Maior, além do Museu dos ex-votos e Memorial de Santa Dulce.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Prefeitura de São Cristóvão realiza mutirões para auxiliar grupos culturais no registro como Pontos de Cultura

Confecção dos tapetes de Corpus Christi acontece em São Cristóvão nesta quinta-feira (19)
