Evento multisetorial celebra o retorno do Programa Rota do Conhecimento para o ano letivo de 2025 em São Cristóvão

Na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu um evento multisetorial para marcar o retorno do Programa Rota do Conhecimento, que foi ampliado para o ano letivo de 2025. A atividade, realizada na Praça São Francisco, contou com dinâmicas de educação no trânsito, respeito ao meio ambiente, atendimentos de saúde e entrega de brindes para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.
.jpeg)
O Rota do Conhecimento, implantado em São Cristóvão pela Semed no final de 2018, é um programa estruturado para levar informações às crianças no momento do transporte escolar, dialogando sobre segurança viária, uso adequado da via pública, comportamento no coletivo, entre outros assuntos, com presença de monitores qualificados em todos os ônibus. Além de reduzir conflitos e incentivar valores como respeito e preservação do transporte, o projeto inclui dinâmicas, contação de histórias e atividades interativas, contemplando também crianças com transtornos do desenvolvimento, com o apoio de motoristas, monitores e equipe pedagógica.

Para celebrar seu reinício, também foi ofertada um aulão com o grupo Abadá-Capoeira, incentivando os estudantes a se aproximarem da expressão cultural e esportiva de matriz afro-brasileira. O prefeito Júlio Nascimento, que participou das dinâmicas junto com os alunos, ressaltou a importância do programa dentro do planejamento pedagógico, pois reforça a segurança, a boa convivência e leva conhecimento para o momento de transição entre a residência e o ambiente escolar. “Temos resultados muito positivos com o projeto e buscamos ampliá-lo cada vez mais”, afirmou o gestor.

A secretária de Educação, Deise Barroso, explicou que o programa precisou ser interrompido durante a pandemia, sendo retomado de forma mais modesta nos anos de 2023 e 2024. Neste ano, ele retorna com uma estrutura mais ampla e consolidada, alinhado a outras ações educativas para incentivar a frequência e melhorar a relação escolar.
“A proposta de hoje é apresentar aos estudantes que utilizam o transporte escolar todas as ações do projeto, por meio de estandes que mostram as atividades realizadas tanto dentro dos ônibus quanto nos pontos de espera, como as praças. Ao longo do ano letivo, promovemos diversas iniciativas, incluindo atividades culturais, contação de histórias e palestras sobre educação no trânsito”, complementou a secretária.

O programa atende mais de sete mil alunos, abrangendo tanto a rede municipal quanto a estadual. Além de proporcionar conhecimento, o projeto também atua na prevenção de situações de risco, como o uso de álcool e drogas ilícitas. O objetivo é garantir que o aluno aprenda desde o momento em que sai de casa até a chegada à escola, trabalhando a aprendizagem em todas as suas formas.

Para Marleide de Jesus, coordenadora do Rota do Conhecimento no município, é muito gratificante resgatar e apresentar o projeto de forma ampla, para que ele realmente alcance a sociedade, os pais e responsáveis pelos alunos. Ela pontuou que muitas vezes, o projeto acontece dentro do transporte e da escola, mas não chega até as famílias. Dessa forma, conseguimos levar essa mensagem adiante. “Hoje, temos muitos pais presentes, além das crianças e de outros alunos que, mesmo não utilizando o transporte escolar agora, podem vir a utilizá-lo no futuro. Esse evento foi pensado para todos”.
.jpeg)
Ação multisetorial
Outras secretarias municipais apoiaram o evento, proporcionando atividades que engajaram o interesse dos estudantes. A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), promoveu jogos interativos sobre educação no trânsito, conscientização sobre infrações de trânsito por meio do uso de óculos de realidade virtual e distribuição de materiais educativos para as crianças.
.jpeg)
Rose Oliveira, coordenadora de Educação no Trânsito da SMTT, destacou que o trânsito é um dos temas trabalhados no Rota, abordando, por exemplo, orientações sobre o uso do cinto de segurança, do capacete e a forma correta de desembarcar do transporte escolar.
.jpeg)
“Nossa ideia foi reforçar tudo o que já conversamos com os alunos. Utilizamos recursos como o óculos simulador de embriaguez e o que simula o sono, além de distribuir brindes e espalhar placas para que eles possam visualizar melhor os conceitos discutidos em sala de aula. Com o apoio da Guarda Municipal, estamos abordando as regras gerais de trânsito de forma dinâmica e educativa”, detalhou.
.jpeg)
A educação ambiental também foi um dos temas trabalhados no evento, que incluiu apresentação de mudas para as crianças e seus responsáveis. Segundo Elisio Cristóvão, coordenador de estudos e pesquisas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o intuito da ação foi conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, pois muitos deles desconhecem que o município está inserido na Mata Atlântica ou não sabem que é o mangue.
.jpeg)
“Trouxemos algumas mudas nativas para apresentar a diversidade da flora local e despertar o interesse pela sua conservação. Queremos que entendam a relevância desse ecossistema e os impactos positivos que sua preservação pode trazer para o município e para a vida de cada um deles”, explicou o coordenador.

Para cuidar da saúde dos participantes, a Secretaria Municipal de Saúde ainda ofertou a realização de atendimentos para alunos e familiares, garantindo a aferição de pressão arterial e glicemia.
.jpeg)
Satisfação dos usuários
Karen Mirella, estudante do 8º ano da EMEF Gina Franco, enfatizou que o Rota do Conhecimento é essencial para ajudar no cuidado com os alunos, principalmente daqueles que têm mais dificuldade. “Como o ônibus fica muito cheio, os monitores estão ali para acalmar a gente e garantir que tudo ocorra bem”.
Já o aluno Antônio Michel, do 7º ano, afirmou que os monitores cuidam dos adolescentes quando precisam, acolhem, ajudam e acompanham até perto de casa. “Eu sempre ia a pé, mas quando descobri sobre os ônibus, gostei muito. Antes, alguns motoristas não paravam, mas depois que pedi, começaram a parar. Com isso, aprendemos sobre respeitar as regras de trânsito, como as faixas de pedestres e lombadas, e também sobre manter a disciplina dentro do ônibus, evitando bagunça”.
.jpeg)
Como mãe de dois estudantes da rede municipal de ensino, Wiliane Silva evidenciou a importância do programa para o cuidado com seus adolescentes de 13 e 18 anos: “Uma das coisas que descobri, e que eu não sabia, foi que meu filho estava fazendo uso de cigarro quando saía da escola. Só fiquei sabendo disso graças ao projeto, por meio das monitoras. Sou muito grata aos monitores, porque o trabalho deles é fundamental. Se não fossem eles, não sei o que seria de mim, como mãe, e de tantas outras mães por aí. O trabalho deles nos ônibus é essencial”.

Fotos: Heitor Xavier