Equipe do ProjetarSE visita pontos turísticos de São Cristóvão
Identificando possíveis espaços com turísticos dentro do município. Com esse foco, a equipe do ProjetarSE passou a manhã desta quarta-feira, 01, sondando áreas que dialogam diretamente com os moradores, e ao mesmo tempo servem também de base turística para o município. Recepcionando o grupo, a diretora-presidenta da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), Paola Santana, e o secretário municipal de infraestrutura, Júlio Junior e o arquiteto da Seminfra, Edílio Lima.
Marcando uma parceria Governo do Estado e Grupo Banese (através do Instituto Banese), o ProjetarSE funciona como uma assessoria técnica gratuita voltada para análises de espaços públicos, captação de recursos e prestações de contas, colaborando assim com municípios sergipanos que tenham possibilidades dentro deste contexto. “Estamos em São Cristóvão identificando áreas para criarmos o primeiro produto aqui com apoio do ProjetarSE. Neste momento estamos conferindo um terreno (no perímetro urbano do Centro Histórico), a Rodoviária (e região), o Mercado Municipal e vamos também a uma praça no bairro Rosa Elze. Ainda é um processo de sondagem, para na sequência fazermos as avaliações necessárias, e entregarmos assim as possibilidades de projetos”, informou a diretora técnica em arquitetura, urbanismo e engenharia do ProjetarSE, Dayse Araújo.
Paola Santana explicou que a Prefeitura de São Cristóvão está totalmente apta a fazer essa parceria com o ProjetarSE. “A intenção é criarmos espaços que remetam à memória de nossa cidade, de nossa gente e que dialoguem, de forma prática, com o cotidiano das pessoas, trazendo mais visibilidade para São Cristóvão, fomentando o turismo e contribuindo com nossos agentes culturais”, pontuou a Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur).
ProjetarSE
O ProjetarSE surgiu da necessidade de resolver as dificuldades enfrentadas pelos municípios na gestão de obras públicas. Realizado pelo Instituto Banese, vem ajudando gestores municipais na elaboração de projetos, desde o fomento à captação de recursos até a prestação final de contas das obras assessoradas.
“Esse projeto vem gerar desenvolvimento, que é um dos pilares do Banese. O Banese faz 60 anos neste ano, o Instituto Banese faz 10 anos junto com o Museu da Gente Sergipana, então além de comemorar, o Grupo Banese dá de presente ao estado de Sergipe um projeto estratégico. Tudo é gratuito, o investimento é todo feito pelo Grupo Banese e entendo que será um marco na gestão pública de Sergipe”, complementou o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda.
                                
                                
                                Fotos: Dani Santos.
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
    Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
    Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão