Atualização cadastral de artesãos é prorrogada até dia 10

A FundaçaÌo de Arte, Cultura e Turismo (Fundact), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e o Sebrae, prorrogaram o prazo para realização da atualização cadastral de artesãs e artesãos do município, tendo em vista a reorganização do trabalho neste tempo de pandemia do novo Coronavírus. O cadastramento ocorre até a próxima sexta-feira (10), das 9h às 14h, na Casa da Costura, localizada na Praça do Carmo, nº 27.
.jpeg)
O diretor de Turismo da Fundact, Kramer Rodrigues, explica o objetivo da atualização cadastral: “a gente percebe que o setor de artesanato é muito rico aqui em São Cristóvão. Com isso, foram criados vários grupos. Buscamos criar critérios, juntar dados pra ter fundamento quando formos elaborar trabalhos.”
A artesã Ridaci Evangelista Santos soube da atualização através das redes sociais e ressalta a relevância do cadastramento. “É muito importante que a gente fortaleça o grupo de artesanato na cidade. Com a união, a tendência é a melhoria e o crescimento do artesão, mostrando a cidade não só dentro do estado, mas ter oportunidade de mostrar em nível nacional e até internacional,” explica.
.jpeg)
Ridaci começou a transformar o couro em arte em 2007, após perder a mãe. Dois anos depois, o pai também foi a óbito. A saudade resultou na marca chamada Fijo, uma homenagem aos nomes da mãe Fidelina e do pai José. “A dor fez com que eu entrasse na arte, que é o meu suporte. Hoje, é a minha liberdade, meu encantamento, meu equilíbrio. A arte compensa todo o sentimento de saudade, da perda.”, conta.
Os interessados devem levar RG, CPF, carteira de artesão (caso possua), comprovante de residência e uma peça que caracterize a sua principal produção artesanal. Para mais informações, devem ligar para o telefone 99629-2624. O credenciamento é realizado de forma individual, respeitando todas as orientações de prevenção à Covid-19.
Outros projetos
Visando a criação do Centro de Artesanato, o credenciamento proporcionará um levantamento de dados dos artesãos que estão ativos. “Nós já temos uma média do cronograma de feiras e exposições para fazer em shoppings, em repartições públicas. Estamos esperando, com a questão da pandemia, para ver como será a abertura”, explica Kramer.
O diretor destaca outro projeto que será realizado em breve: “vamos criar uma parceria com um assessor técnico da Fundact, que é historiador, para realizar uma aulão e uma visita técnica com os artesãos para explicar a história de São Cristóvão. Assim, elas poderão observar a cidade uma forma diferente e aplicar nas suas produções.”Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
