Atrativos turísticos de São Cristóvão estarão funcionando no feriado do Dia da Consciência Negra
No feriado desta quarta-feira, 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, os atrativos turísticos de São Cristóvão estarão funcionando normalmente para receber os visitantes que desejam conhecer as belezas e as histórias que envolvem a arquitetura e a arte da quarta cidade mais antiga do Brasil.
A cidade, conhecida como "Cidade Mãe de Sergipe", é o lar de uma série de museus e igrejas que narram seus 434 anos de história. O Museu de Arte Sacra, por exemplo, abriga um acervo com mais de 500 obras, incluindo peças do século XVIII e XIX, enquanto o Museu da Polícia oferece uma visão detalhada da história policial do estado.

Além disso, as igrejas históricas da cidade são verdadeiros marcos, com suas arquiteturas imponentes. A Igreja Nossa Senhora da Vitória (Matriz) é considerada a mais antiga de Sergipe. Localizada na Praça da Matriz e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a igreja possui mais de 400 anos de história. Construída em Sergipe Del Rey pelos padres jesuítas, é um exemplar notável do estilo barroco. Cada objeto, imagem, pintura e ladrilho contido nela conta algo significativo para os visitantes, pesquisadores, comunidade e fiéis que frequentam o espaço.

Na Praça Senhor dos Passos, encontra-se o Complexo do Carmo, um dos principais símbolos do patrimônio histórico e religioso de São Cristóvão. Este conjunto religioso, histórico e arquitetônico é composto pela Igreja Conventual de Nossa Senhora do Carmo (Carmo Maior), pela Capela da Ordem Terceira (Carmo Menor), pelo Museu dos Ex-votos e pelo Memorial Santa Dulce dos Pobres, fundado mais recentemente e mantido pelos frades carmelitas.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos carrega um forte simbolismo para a data da Consciência Negra. Construída no século XVIII por e para os escravizados alforriados, a igreja foi um dos poucos espaços religiosos acessíveis aos negros na época, devido à segregação racial. Tombada pelo IPHAN em 1943, a igreja exibe características que dialogam com as religiões de matriz africana, como evidenciado na sua fachada, onde podem ser vistas imagens e elementos que remetem a essas tradições.

As praças da cidade são também testemunhas dessa riqueza histórica. Entre elas, destaca-se o quadrilátero da Praça São Francisco, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É nesse cenário, repleto de edificações coloniais, que acontece o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), evento cultural de grande importância, que celebra a arte e a cultura local há mais de 50 anos e que em 2024 acontece nos dias 29 e 30 de novembro, e 01 de dezembro.

Dentre as principais atrações de São Cristóvão, está o Cristo Redentor, o primeiro monumento do tipo no Brasil. Localizado no alto de uma colina, oferece vistas panorâmicas da cidade e seus arredores. Uma visita ao Cristo é uma excelente oportunidade para contemplar a escultura e apreciar a paisagem, especialmente o pôr do sol. Outro local requalificado recentemente e que merece destaque é o Parque Natural Aloísio Fontes, conhecido popularmente como Bica dos Pintos, situado no bairro Lourival Baptista. O parque é um ótimo destino para quem busca lazer ao ar livre e contato com a natureza.
Para os amantes das belezas naturais, outro local que vale a pena conhecer é o povoado Pedreiras, famoso por suas 7 ilhas, verdadeiros paraísos naturais de São Cristóvão. Cada uma dessas ilhas oferece uma experiência única, além de atividades aquáticas, como a prática de stand-up paddle, por exemplo.

O Centro Histórico de São Cristóvão também abriga dois importantes espaços culturais: a Casa das Culturas Populares e a Casa dos Saberes e Fazeres. A primeira é dedicada à preservação e memória dos folguedos e mestres de São Cristóvão, enquanto a segunda concentra e comercializa o artesanato local, valorizando as técnicas tradicionais de fabricação de peças artesanais.

Horários de funcionamento dos atrativos turísticos de São Cristóvão
Igrejas – 9h às 16h
Museu de Arte Sacra- 9:30 às 16h
Museu da Polícia Militar - 9h às 16h
Casa das Culturas Populares - 9h às 16h
Casa dos Saberes e Fazeres - 9h às 17h
Salão de Artes Vesta Viana - Fechado
Bica dos Pintos e Cristo Redentor - Funcionam 24h
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
