Abertura do São João de Tradição traz muita música e apresentação de quadrilha junina em São Cristóvão

Na noite de ontem (23), o clima no largo da Estação do Centro de São Cristóvão foi de cores, comida e muita dança com a abertura das festividades do ‘São João de Tradição’. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e contou com apresentações da Banda Natura, Quadrilha Junina Meu Xodó, Douglas Gavião, Dudu Moral e Xote Muleke.
Com um espaço tematizado composto por palco, cenário instagramável, barracas de comidas e bebidas, e todas as características que marcam o período junino, a diretora de cultura e turismo da Fumctur, Elma Santos, conta que o ‘São João de Tradição’ é uma forma da gestão incentivar a festa que é desenvolvida pela comunidade sancristovense. “Esse local foi escolhido por ser um espaço utilizado pela população em atividades juninas como o casamento matuto, então nós tentamos apoiar isso, seja os arraiais de bairro, bem como os festejos em que contemplamos artistas do município. É um São João de Tradição mesmo, um arraial genuíno para lembrar esse costume que é tão nordestino”, disse.
.jpeg)
Elma Santos, diretora de cultura e arte da Fumctur
Iniciando a noite, a Banda Natura animou a população trazendo muito forró raiz. Para o empresário e dono do grupo, Seu Mangueira, é muito importante ter uma gestão que valorize o São João tradicional e os artistas locais. “Agradeço ao Prefeito Marcos Santana por sempre olhar para os músicos da terra. Incentivos como esse e a Lei Aldir Blanc são um ótimo apoio para os artistas da cidade e nós precisamos disso”, explicou.
.jpeg)
Seu Mangueira, empresário e dono da Banda Natura
.jpeg)
Banda Natura
Em seguida, a Quadrilha Junina ‘Meu Xodó’ colocou todo mundo para dançar com uma bela apresentação caracterizada em fantasias de animais. O coordenador Clodoaldo Dórea dos Santos, conhecido como Godô, aproveitou para destacar a volta das apresentações após dois anos de pandemia e considera o momento como uma felicidade enorme. “Como sempre a Prefeitura prestigia o nosso São João e a Quadrilha Meu Xodó está aqui mais uma vez para participar das tradições locais”, comentou.

Godô, coordenador da Quadrilha Junina 'Meu Xodó'
.jpeg)
Outro destaque da noite foi o ‘Rei do Piseiro’, Douglas Gavião, que fez todo mundo cantar e dançar arragadinho. Para o cantor é sempre um grande prazer tocar em São Cristóvão por ser um filho da terra e ser abraçado pela gestão e população como um todo. “Me sinto honrado em estar tocando na cidade em que nasci e me criei. É muito difícil um artista local ser valorizado em sua terra e eu sei que sou abraçado em São Cristóvão”, declarou.

Douglas Gavião, o Rei do Piseiro

.jpeg)
cantor Dudu Moral
.jpeg)
Grupo Xote Moleque
Festejar com segurança
Para manter tudo em ordem, o evento contou também com o apoio dos Bombeiros Civil GSR do município de São Cristóvão, com o foco na proteção e atenção com as solturas de fogos. Segundo o comandante Everton Oliveira, “os fogos são os vilões desse momento, a tradição pode se transformar num risco maior então nós temos que fornecer a melhor segurança possível, São Cristóvão é tradição e cultura”.
Além disso, ele lembra que “ao soltar os fogos é necessário ter uma margem de segurança e nunca soltar em alguém, pois esse alguém pode ser retribuído para você também”.

Everton Oliveira, comandante dos Bombeiros Civil GSR de São Cristóvão
População e comércio
A moradora Simone Santos foi uma das que levou a família para curtir o evento e elogiou os esforços da Prefeitura na ação. “Está sendo uma maravilha, é muito bom ter eventos como esse na cidade em que moro”, concluiu.
.jpeg)
Simone Santos, sancristovense
Welson Cavalcante é analista de redes e aracajuano e que também aproveitou para curtir o São João da Tradição. “Eu fiquei sabendo do festejo e vim porque eu gosto muito do São João raiz. Estou curtindo bastante e é muito bacana ver uma gestão que se preocupa com a cultura local”, finalizou.

Welson Cavalcante, analista de redes
Representando o comércio, o vendedor Luiz Fortuna marcou presença e já garantiu que vai participar em todos os dias do São João. “Estávamos aguardando muito por esse São João e a festa está muito boa e o faturamento tá melhorando. É muito bom ter uma Prefeitura que busca engajar o comércio e fortalecer o rendimento”, enfatizou.
.jpeg)
Luiz Fortuna, vendedor
Programação
O Dia de São João (24) começa às 13h, com a concentração do casamento dos Tabaréus no bairro Divinéia, cortejo Casamento pelas ruas com Forró Brasões e o encerramento do casamento dos Tabaréus na Estação, às 17h. Em seguida, se apresentam Dj Lucas Moura, Os Manos do Forró, Joba Ralacoxa e Maysa Reis encerra a programação do mês de junho. A programação ainda se estende aos dias 15 e 16 de julho no bairro Eduardo Gomes.
.jpeg)
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
