3º Passeio Ciclístico da Cidade Mãe reúne mais de 400 ciclistas e estimula a sustentabilidade, segurança e cuidados com a saúde
No último domingo (26), São Cristóvão foi cenário da confraternização de atletas, famílias e amigos para aproveitar o 3º Passeio Ciclístico da Cidade Mãe. O evento, realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), teve como tema “Desacelere, seu bem maior é a vida!” e reuniu mais de 400 ciclistas com o objetivo de promover a adoção de hábitos mais saudáveis, incentivar o uso de transportes sustentáveis e ampliar a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito.
A concentração foi iniciada às 7h no Mirante do Cristo Redentor, onde os ciclistas receberam seus kits com camisa, boné, mochila e número de inscrição e tiveram um momento de aquecimento com professores de educação física. Em seguida, os participantes pedalaram um circuito de cinco quilômetros, passando pelas ruas históricas do centro da cidade, até chegarem ao destino final: o Parque Natural Aloísio Fontes (Bica dos Pintos).
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, coronel José Moura Neto, o passeio ciclístico foi idealizado com um caráter integrador e saudável, que solidifica a junção de esporte, bem-estar e valorização dos espaços históricos de São Cristóvão. “O Passeio Ciclístico é uma iniciativa que promove saúde, sustentabilidade e congraçamento entre os participantes, em um dos cenários mais belos e históricos de Sergipe. É um momento de união, agradecimento e celebração, em que todos se reúnem para viver a cidade de forma ativa e consciente. O percurso foi excelente e agradeço a participação de todos”, afirmou o secretário.
O prefeito Júlio Nascimento também destacou a importância do passeio como uma ação que fortalece o lazer, saúde e valorização do patrimônio histórico. “Esse é um momento de encontro e socialização, que incentiva a prática de atividade física e convida todos a contemplarem as belezas de São Cristóvão. Nossa cidade abriga o primeiro Cristo Redentor do Brasil, que completa 100 anos no próximo ano, e é uma alegria receber pessoas de diversas regiões para celebrar esse espaço histórico e cultural. Desejo que todos tenham aproveitado o percurso, fazendo novas amizades e curtindo um dia leve e saudável”, afirmou o prefeito.
Durante o passeio, foi promovida uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados ao Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). Com a ampla participação do público, a ação resultou na doação de quase meia tonelada de alimentos, que serão distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social, reforçando o espírito solidário que marcou o evento.
Linha de chegada
Ao chegarem na Bica dos Pintos, os ciclistas receberam lanches saudáveis, aulão de zumba, massagens e avaliações de saúde em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), além de sorteios de brindes patrocinados por marcas parceiras. Entre eles, os participantes concorreram a chips telefônicos, kits esportivos, vales-manutenção de bicicletas e bicicletas novas. Também foram entregues troféus homenageando figuras importantes para a realização do evento, como o prefeito Júlio Nascimento; o secretário da Semdes, José Moura Neto; o superintendente de Trânsito e Transporte, Nilton Santos; e o secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana.
Ganhadora de uma das bicicletas sorteadas, a ciclista Josielma Simões ficou emocionada com sua participação e premiação no final do circuito. “Quem não gosta de ganhar? É a segunda vez que participo do passeio e acho um evento muito bom e organizado. Adoro incentivar outras pessoas a pedalar por meio de espaços como esse”, comemorou.
Davi Pereira foi outro ciclista que foi para casa com uma bicicleta nova e, para ele, sua participação foi muito gratificante: “Foi muito legal ter participado e também fiquei muito feliz com a organização. Sempre pedalei, participei da primeira edição do passeio, mas essa é a primeira vez que ganho uma bicicleta e estou muito feliz”.
Já para a ciclista Sandy Passos, que participou de todas as edições do passeio, é muito interessante encontrar eventos como esse na cidade, já que ela pedala há anos e gosta de participar. “Eventos como este passeio são importantes porque incentivam outras pessoas a querer praticar o ciclismo, esporte que é muito bom para a saúde”, reforçou.
Benefícios do uso da bicicleta
Desde 2023, o Passeio Ciclístico da Cidade Mãe tem incentivado o uso da bicicleta por entender os benefícios à saúde física e mental trazidos por essa prática. Pedalar fortalece a musculatura, melhora a resistência cardiovascular e auxilia no controle do peso corporal, sendo uma das atividades mais eficazes para queimar calorias de forma prazerosa. O exercício, quando regular, também reduz o estresse e a ansiedade, graças à liberação de endorfina, hormônio que estimula o bem-estar, e favorece um sono mais reparador. A prática também está associada à prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardíacos, promovendo mais disposição e qualidade de vida.
Do ponto de vista social e ambiental, aderir a bicicleta como meio de transporte é um ato de cidadania e sustentabilidade. Ao substituir o uso de veículos motorizados, o ciclismo contribui para a redução da emissão de poluentes e gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar e diminui a poluição sonora, tornando as cidades mais calmas e agradáveis. Além disso, o uso da bicicleta ajuda a desafogar o trânsito, reduz gastos com transporte e incentiva o desenvolvimento urbano por meio de investimentos em ciclovias e bicicletários. A prática ainda aproxima as pessoas, fortalecendo vínculos e estimulando uma convivência mais saudável e colaborativa entre os cidadãos.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de SEMDES
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão
3º Passeio Ciclístico da Cidade Mãe reúne mais de 400 ciclistas e estimula a sustentabilidade, segurança e cuidados com a saúde