28/05/2024

SMTT de São Cristóvão promove palestras educativas nas escolas municipais

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) vem realizando ações educativas nas escolas municipais em alusão ao Maio Amarelo 2024 com o tema “Paz no trânsito começa por você!”. Embora essas palestras aconteçam durante todo o ano, neste período do ano as ações são intensificadas, e nesta terça-feira (28), foi realizada a última atividade temática do mês na EMEF Frei Fernando, voltada para alunos do 2º e 3º anos.

A Prefeitura acredita que as crianças são agentes de mudanças e multiplicadoras do conhecimento. Por essa razão, a SMTT de São Cristóvão passa conteúdos sobre o trânsito, seus perigos e cuidados, para conscientizar as crianças, que por consequência conscientizarão os pais e familiares.

Cláudio Farias, coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT/SC, considera que fazer com que as crianças compreendam e conheçam as regras de segurança no trânsito desde cedo é um ato de transformação. As palestras incluem atividades lúdicas, brincadeiras e abordagens educativas, educando as crianças de forma divertida e informativa. Durante o mês, a equipe visitou várias escolas da cidade e dos povoados.

Cláudio Farias, coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT/SC

"Nas diretrizes do nosso trabalho nas escolas, focamos em educar as crianças, que são os nossos futuros motoristas e motociclistas. Nosso objetivo é chamar a atenção para a importância da segurança no trânsito. Durante o mês de maio, intensificamos essas atividades, mas nosso trabalho nas escolas ocorre ao longo do ano todo. A educação para o trânsito promovida pelo SMTT visa ensinar às crianças o uso do cinto de segurança, o uso correto do capacete, como atravessar na faixa de pedestres e a importância de respeitar as placas de sinalização e os semáforos. Nosso objetivo é reduzir o número de acidentes e aumentar a conscientização das pessoas”, destaca Cláudio.

A diretora da EMEF Frei Fernando, Fernanda Machado, afirma que esta ação é de grande importância, pois o conhecimento adquirido pelos alunos se estenderá para a família. "É uma forma de conscientizar as crianças e isso, com certeza, não vai ficar restrito à escola. Esse ensinamento vai se estender para os pais e familiares. Muitos alunos se locomovem para a escola de moto, muitas vezes com o uso indevido do capacete. Portanto, ações como essa são de fundamental importância para que as crianças aprendam o comportamento correto e possam corrigir os pais quando necessário.”

Fernanda Machado, diretora da EMEF Frei Fernando

Elian Costa Santos, aluno, confirmou que passará todo aprendizado para os pais e que se divertiu com as brincadeiras e atividades lúdicas. “Agora sei que é importante usar capacete, olhar para os dois lados e avisar ao meu pai para não andar em alta velocidade e ficar atento às luzes verde, amarela e vermelha nas ruas.

Elian Costa Santos, aluno

Fotos: Dani Santos