Convite. A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho, lançará nesta quarta-feira, 17, o programa federal “ID Jovem”. O evento, gratuito, acontecerá na Praça do Carmo, a partir das 10h. Para o município estão sendo disponibilizadas cerca de nove mil vagas, e basta ter idade entre 15 e 29 anos, pertencer à família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (com informações atualizadas há pelo menos 24 meses) para ter acesso aos benefícios.

Há algumas semanas, o coordenador municipal da juventude, José Américo Costa Santos Filho, vem circulando pelas escolas públicas do município convidando os jovens (dentro da faixa etária estipulada pelo programa), apresentando os detalhes. Nesta segunda-feira, 15, foi a vez dos alunos da Escola Elísio Carmelo receberem a comitiva da Secretaria da Assistência Social e do Trabalho “Trata-se de algo gratuito, e que a juventude sancristovense precisa se inteirar, usando-o da melhor. Estamos aproveitando as visitas para convocar os jovens para que nesta quarta-feira compareçam ao lançamento do programa”, frisou.

Segundo a coordenadora da Escola Elísio Carmelo, Andrea Lima, a visita do coordenador da juventude foi importante, pois esclareceu os detalhes. “Os adolescentes não têm acesso a esse tipo de informação, então abrimos a escola para receber o coordenador da juventude, que trouxe informações para que eles façam a inscrição e usem o ID Jovem. É importante ter acesso a esse tipo de benefício, para usá-lo da melhor maneira”, disse.

Para a estudante, Hanielly Nunes, que nunca tinha ouvido falar do ID Jovem, as informações já foram assimiladas. “Conhecia alguns benefícios, como a carteirinha de meia-entrada, mas nunca ouvir falar do ID Jovem até hoje. Gostei do benefício e certamente conversarei com meus pais sobre participar deste programa”, disse.

O que é o ID Jovem?


A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Para saber mais, acesse: www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

 

Fotos: Danielle Pereira.