SMTT de São Cristóvão realiza série de blitz educativas em alusão ao período carnavalesco
A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/SC), realizou nesta semana uma série de blitz educativas em alusão ao período carnavalesco. Com a distribuição de panfletos informativos, os agentes de trânsito orientaram os condutores sobre os riscos e consequências do descumprimento das leis de trânsito. A última ação ocorreu nesta quarta-feira (26), nas proximidades do Fórum Desembargador Gilson Gois Soares.
De acordo com o diretor de Trânsito da SMTT, José Robson, a ação contou com a parceria de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), em consonância com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e o programa Rodovida da PRF.
“Esperamos ter alcançado as metas estabelecidas: zero álcool se for dirigir, segurança na condução dos veículos e o uso correto de equipamentos de segurança, como cintos e capacetes. Um Carnaval com trânsito mais seguro é um Carnaval mais alegre”, enfatizou Robson.
As blitzes foram realizadas nas proximidades do Sergipetec nos dias 11 e 21 de fevereiro, nos períodos da manhã e da tarde, respectivamente. No Centro Histórico, as ações ocorreram nas proximidades do Fórum da cidade nos dias 25 e 26.
O guarda municipal da SMTT/SC, Gilsemar Vieira, participou da última ação, orientando e conscientizando os condutores sobre os perigos da combinação entre álcool e direção, uma das principais causas de tragédias nesta época do ano. “É fundamental que todos tenham consciência dos riscos. Dirigir após ingerir bebida alcoólica não coloca em perigo apenas o condutor, mas também outras pessoas inocentes. Nosso objetivo é reforçar essa mensagem e contribuir para um trânsito mais seguro para todos”, destacou.
O sargento Gilvan, da BPRV, reforçou a importância dessa orientação. “Isso pode inibir casos graves que são recorrentes nesta época do ano. Além dessa conscientização, relembramos aos condutores todas as infrações e punições previstas para quem descumpre as leis de trânsito”, afirmou.
População
“Essa ação é muito importante. Recebemos as orientações corretas sobre os riscos, os perigos e as punições. Vemos muitos acidentes nesta época festiva, e essa iniciativa é essencial para conscientizar os condutores”, pontuou José Edivaldo, aposentado.
“É muito bacana essa atenção dos órgãos de trânsito com a população. Muitas pessoas estão desorientadas em relação às festividades, e a mensagem transmitida pelos agentes toca na sensibilidade, na responsabilidade e na consciência dos condutores sobre seus comportamentos no Carnaval. Estão de parabéns”, concluiu Manuel Crispim, autônomo.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Justiça suspende decisão que anulava licitação do transporte metropolitano após pedido de São Cristóvão
São Cristóvão recebe operação “Fim de Ano Seguro” para orientar população sobre trânsito responsável