Secretaria de Saúde promove acolhimento pedagógico para novos profissionais da área
A Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão promoveu, entre os dias 07 e 09 de março, uma série de atividades de acolhimento pedagógico para os novos profissionais da saúde que ingressaram no SUS nos últimos quatro meses. As ações aconteceram na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tiveram como principal objetivo integrar os profissionais ao sistema, seus fluxos de trabalho, sua divisão entre regiões e principais informações.
Segundo o coordenador da Educação Permanente em Saúde da SMS, Ronielson Gomes, “a proposta é sempre trazer o profissional para próximo do SUS, tanto na perspectiva geral das políticas de ação nacional quanto nos serviços viabilizados em São Cristóvão. O propósito também é fomentar o contato entre eles, para que possam se conhecer e conhecer quem está há mais tempo”.
Coordenador da Educação Permanente em Saúde da SMS, Ronielson Gomes
As atividades foram planejadas em conjunto entre as coordenações que compõem a Divisão de Vigilância e Atenção Básica à Saúde (DiVAS), prestando atenção nas demandas e expectativas dos profissionais recém-ingressados. No primeiro dia, foram introduzidas as diretrizes do SUS e Atenção Primária à Saúde, bem como a legislação referente ao Sistema através de um júri simulado. Já o segundo dia foi voltado para dinâmicas de apresentação dos objetivos do acolhimento e dos participantes entre si.
No terceiro e último dia de acolhimento, foram instruídas as principais informações sobre os instrumentos de gestão e sistemas de informação em uma palestra sobre o tema. A fala foi ministrada por Joan Thompson e Marília Alves, coordenadores do Sistema de Informação e dos Instrumentos de Gestão do SUS, respectivamente. Joan explicou a relevância desses sistemas: "eles fazem o gerenciamento tanto da condição da população como a formalização do profissional no seu manuseio de trabalho para atender a essa população e de que formas eles vão abordar isso dentro dos sistemas”.
Joan Thompson, coordenador do Sistema de Informação do SUS
Ademais, para Marília Alves, é essencial entender quais são esses instrumentos de monitoramento e os sistemas de informação em que são registrados os atendimentos e as atividades feitas pelos profissionais. “É preciso compreender como isso vai impactar o planejamento da saúde. Como sempre monitoramos isso nos relatórios, que são frequentes, precisamos também avaliar e planejar. Esse ciclo é contínuo”, explicou.
Marília Alves, coordenadora dos Instrumentos de Gestão do SUS
Os profissionais acolhidos nas dinâmicas demonstraram satisfação em adquirir esses novos conhecimentos. Thiago Gois assumiu a gerência da UBS Maria de Lourdes Alves e da Manoel Jovino, há cerca de 30 dias. Ele participou dos três dias do evento e destacou a importância dos ensinamentos para sua formação, pois assim poderá atuar de forma estratégica e eficaz na Atenção Primária: “a gente trabalhou o vínculo, a territorialização e os sistemas que a rede oferece. A grande esperança é que a gente saia daqui cheio de conhecimentos, de informações, e que a gente consiga compartilhar isso com a equipe das unidades para aperfeiçoar nosso trabalho, principalmente em relação à qualidade nos dados e no gerenciamento aqui das UBS”.
Thiago Gois gerente da UBS Maria de Lourdes Alves e da UBS Manoel Jovino

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

São Cristóvão realiza Dia D de vacinação contra a Influenza no próximo sábado (10)

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”
