31/10/2025

Prefeitura de São Cristóvão encerra mês de conscientização à prevenção do câncer de mama e de colo do útero com Caminhada Outubro Rosa

Nesta sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão, promoveu a “Caminhada Outubro Rosa: unidos contra o câncer de mama e de colo de útero” em alusão à campanha nacional Outubro Rosa. O evento teve concentração na UBS Bruno Kaique, no bairro Madre Paulina, e seguiu até a Academia da Saúde Sérgio Souza, no Rosa Maria, com um percurso de aproximadamente 1,8km. Os participantes fizeram alongamento da saída e foram acompanhados por um carro de som, levando música e animação durante o caminho, além de toda segurança com a presença da Superintendência Executiva de Transporte e Trânsito (Setran) e Guarda Civil Municipal. 

A caminhada foi mais uma das ações realizadas pela SMS em alusão ao Outubro Rosa, segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Maria Helena. “Ao longo de outubro, realizamos diversas ações voltadas à saúde da mulher: coleta de exames citopatológicos, ampliação da oferta de mamografias, realização de testes rápidos de sífilis, hepatites e HIV, além de rodas de conversa sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Também tivemos a parceria com a secretaria de Assistência Social, por meio do projeto Papo Mulher, que trouxe reflexões sobre o enfrentamento à violência, tema que também integra a campanha Outubro Rosa. Foi um mês inteiro dedicado ao cuidado, à informação e à prevenção”, destacou. 

Maria Helena, coordenadora da Saúde da Mulher,

Tássia Leal, referência técnica de atividade física da SMS, afirma que o outubro rosa também é um momento de reflexão sobre os hábitos de vida e por isso a ideia da caminhada. “A atividade física tem um papel fundamental não apenas na prevenção, mas também na recuperação e na qualidade de vida das mulheres que enfrentam ou já enfrentaram o câncer”, enfatizou. 

Acrescentou ainda sobre as atividades realizadas durante todo o ano a partir do Incentivo a Atividade Física (IAF) e Academia da Saúde. “Nesses espaços temos esse trabalho com a população diariamente, onde fortalecemos o cuidado do corpo e a mente, reduzindo o estresse, melhorando a autoestima e contribuindo para o equilíbrio hormonal, fatores que podem diminuir o risco de desenvolvimento do câncer de mama”, partilhou Tássia. 

Tássia Leal, referência técnica de atividade física da SMS

Para Maria dos Prazeres, referenciada do Masoud Jalali, tanto as ações em alusão ao Outubro Rosa quando as atividade da Academia da Saúde tem sido experiências importantes na sua vida. “Sempre realizo meus exames e incentivo minhas colegas a fazerem também, seja a cada seis meses ou uma vez ao ano. A Academia da Saúde tem atraído cada vez mais participantes e traz benefícios não só para a estética, mas principalmente para o bem-estar e a qualidade de vida”. 

Maria dos Prazeres

Deuzilene Bezerra, agente cultural, participa ativamente todos os anos das atividades do Outubro Rosa. “Todos os meses dedicados à promoção da saúde são importantes, não apenas os voltados às mulheres, mas também aos homens, porque o câncer de mama também pode afetá-los. Nosso prefeito tem se mostrado sempre disponível, garantindo os equipamentos e os recursos necessários para que a comunidade tenha acesso ao cuidado e à prevenção”, finalizou. 

Deuzilene Bezerra

Fotos: Dani Santos

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade