São Cristóvão suspende uso da vacina Astrazeneca em grávidas após recomendação da Anvisa
A vacinação de grávidas com a vacina Astrazeneca do Laboratório Fiocruz foi suspensa em São Cristóvão após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa fez a recomendação nesta terça (11) após notificação de um óbito de gestante em evento adverso muito raro e ainda sem investigação. A suspensão é uma medida de precaução até que a investigação do caso possa avançar.
Gestantes e puérperas haviam sido incluídas pelo Ministério da Saúde nos grupos prioritários no último mês e começaram a ser vacinadas no município no dia 3 de maio. A recomendação para as gestantes que já haviam recebido a vacina Astrazeneca é que elas devem receber acompanhamento médico daqui para frente.
A suspensão da Astrazeneca em São Cristóvão durará até que nova orientação seja dada pela Anvisa.
Reações adversas graves à vacina são raras
Reações adversas e efeitos colaterais graves após uso das vacinas são raros dentro do universo de pessoas que já foram vacinadas e não tiveram nenhuma reação. O risco de complicações, internações e morte por covid-19 é ainda bem maior que os efeitos colaterais observados até então. Por isso, recomenda-se que a vacinação continue nos demais grupos prioritários com as demais vacinas disponíveis no país.
Vacinação dos demais grupos continua em São Cristóvão
A vacinação das pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais continua acontecendo no município de São Cristóvão, que também está vacinando as pessoas com deficiência (40 anos ou mais e com cadastro no BPC) e pessoas com doença renal crônica em uso de diálise (18 anos ou mais).
O município pausa apenas a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, pois não possui doses da Coronavac destinada a este público.
Lista de comorbidades e pontos de vacinação
A lista de doenças consideradas para vacinação, a lista das escolas que são pontos de vacinação e outras dúvidas sobre essa etapa de Comorbidades podem ser consultadas no site da prefeitura através do link: http://anexos.saocristovao.se.gov.br/arquivos/portal/informacoes/duvidas_pessoas_comorbidades/comorbidades_tira_duvidas.pdf
Foto: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde
São Cristóvão zera fila de exames de radiografia após ampliar atendimento para pacientes eletivos
Prefeitura de São Cristóvão alcança no mês de agosto 2600 doses de vacinas aplicadas com Campanha de Multivacinação e Dia D Nacional