São Cristóvão realiza Dia D de Multivacinação com atividades lúdicas e ações complementares de saúde

No próximo sábado (18), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará o Dia D de Multivacinação, aderindo à campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. As ações acontecerão no Ginásio Gevaldo Costa Pereira, no Bairro Lourival Batista, e Quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martinho de Oliveira Bravo, no Bairro Rosa Elze, das 8h às 15h. A campanha de Multivacinação tem como principal objetivo atualizar os cartões vacinais de crianças e adolescentes, com todos os imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação.
As atividades também irão celebrar o Dia das Crianças, aproveitando que a campanha é voltada principalmente para esse público. Como parte da programação, haverá ações lúdicas conduzidas pela equipe de Incentivo à Atividade Física (IAF). O Dia D de Multivacinação será, portanto, uma oportunidade para que a comunidade participe dos mutirões realizados em pontos estratégicos, em um dia de fim de semana, quando pais e crianças têm mais disponibilidade para comparecer, fora dos horários de aula e de trabalho. Os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação, o cartão SUS e um documento de identificação das crianças e adolescentes, garantindo a avaliação e a atualização corretas de todas as doses.
Segundo Séphora Santos, coordenadora de Imunização da SMS, compreendendo o período enfrentado anteriormente com a desinformação e as fake news, que resultaram em dificuldades de adesão às campanhas de vacinação, retomar a confiança e efetividade da vacinação infantil é essencial. “É necessário reforçar a ideia de que a imunização é uma das ferramentas mais eficazes na prevenção de doenças e promoção da saúde tanto dos usuários em geral, quanto das crianças e dos adolescentes”, afirmou.
.jpeg)
Um dos focos do Dia D é intensificar a imunização contra o vírus HPV, reforçando a recente ampliação do público-alvo definida pelo Ministério da Saúde. Agora, além das meninas e meninos de 9 a 14 anos, faixa etária que passou a receber apenas uma dose da vacina, também podem se vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados. A mudança busca aumentar a cobertura vacinal e facilitar o acesso à proteção contra o HPV, vírus associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o de colo do útero.
Junto a isso, a SMS tem promovido vacinação de porta em porta nos demais sábados do mês. Analisando as práticas de cada território e seguindo estratégias de microplanejamento, as equipes de saúde perceberam que a busca ativa têm assegurado um maior alcance da cobertura vacinal no município. Dessa forma, a gestão visa consolidar a abrangência da vacinação em todo território, incluindo as áreas mais afastadas, e fortalecer o vínculo entre secretaria de saúde e comunidade, enfatizando a importância da vacinação para a saúde coletiva.
No dia 25 de outubro, a ação de imunização domiciliar será realizada das 8h às 16h nos bairros e povoados Tijuquinha, Luiz Alves, Madre Paulina, Eduardo Gomes, Marcelo Déda, Rosa Elze e Rosa Maria. Já durante a semana, a Campanha de Nacional e Municipal de Multivacinação continua até o dia 31 de outubro, com aplicações da lista completa de vacinas em todos os postos de saúde.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

São Cristóvão realiza Dia D de Multivacinação com atividades lúdicas e ações complementares de saúde

Outubro Rosa: Unidades de Saúde de São Cristóvão realizam ações de prevenção ao câncer de mama com mutirão de exames
