São Cristóvão inicia vacinação contra bronquiolite na próxima segunda-feira (15)
O município de São Cristóvão inicia na próxima segunda-feira (15) a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A imunização, que será ofertada gratuitamente em todas as Unidades de Saúde, é destinada a gestantes a partir da 28ª semana e tem como objetivo reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.
Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR. Desse total, mais de 35,5 mil hospitalizações ocorreram em crianças com menos de dois anos, o que representa 82,5% de todos os registros.
Como a maioria dos casos é decorrente de infecção viral, não existe tratamento específico para a bronquiolite. O cuidado é focado no manejo dos sintomas, incluindo terapia de suporte, suplementação de oxigênio quando necessária, hidratação e uso de broncodilatadores (substâncias que dilatam as vias aéreas), especialmente em casos com chiado.
Para a coordenadora de imunização de São Cristóvão, Séphora Santos, a disponibilidade da vacina representa um marco importante para a saúde materno-infantil. “Considerando a realidade brasileira, em que as infecções do trato respiratório são frequentemente causadas por esse vírus e que crianças menores de dois anos são as principais acometidas, poder proporcionar uma forma de prevenção é essencial. A vacina vem exatamente com essa finalidade: proteger o bebê antes do nascimento, fortalecendo a prevenção ainda durante a gestação”, destacou.
Para garantir a imunização, a gestante deve procurar sua Unidade de Saúde de referência, portando o Cartão de Vacina, CPF e documento que comprove a idade gestacional (cartão da gestante ou exame recente).
Foto de capa: Yago de Andrade
Recentes
Notícias recentes de Saúde
Prefeitura de São Cristóvão entrega ampliação da UBS Maria José Soares Figueiroa, garantindo mais espaço e melhores condições de atendimento
Prefeitura de São Cristóvão promove ações de valorização a Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias