Projeto de Imunização de São Cristóvão é selecionado para representar o estado na Oficina Nacional do projeto ImunizaSUS

Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão apresentou e foi selecionada por projeto de imunização na seletiva regional da Oficina Nacional do projeto ImunizaSUS, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o apoio estadual do Cosems-SE. Com a vitória, o município passa para a etapa nacional da mostra. O evento aconteceu no hotel Delmar, em Aracaju, e contou com a participação de diversos municípios sergipanos.
Intitulado “Conjunto de estratégias para aumento de coberturas vacinais num município do nordeste brasileiro: Cidade Mãe de Sergipe”, o projeto de São Cristóvão se destacou por mostrar o esforço da saúde em levar a vacinação até a população, incluindo grupos prioritários, vulneráveis, escolas e povoados. A estratégia foi apresentada pela coordenadora de imunização do município, Ana Therezinha Marques, que a assina em co-autoria com Jamille Rodrigues, Vanessa Costa, Jéssica Oliveira, Mayra Oliveira, Emilly Nardelli, Fernanda Santana e José Marcos Santos.

Para Ana Therezinha, foi uma grande felicidade ter passado da fase de seletivas, principalmente por ter concorrido com municípios fortes e apresentações completas, com destaques nacionais. Ela ressalta, sobretudo, a importância do trabalho coletivo no processo: “Essa seleção é fruto dos esforços que o município vem fazendo e é uma parabenização para toda a equipe: o esforço de todos os vacinadores, de todos os agentes comunitários, dos gerentes da gestão como um todo. É um esforço realmente coletivo de todo município”.
.jpeg)
Ana Therezinha Marques, coordenadora de imunização de São Cristóvão
Ao ser selecionado, o município de São Cristóvão é habilitado a apresentar o projeto no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá em Goiânia no mês de julho. A partir dos resultados da pesquisa nacional sobre cobertura vacinal expostos, o ImunizaSUS visa fortalecer as ações e estratégias de imunização. A expectativa para próxima etapa é de, além de representar São Cristóvão nacionalmente, absorver informações de planos bem sucedidos de outros municípios do país para complementar a estratégia local e alcançar a cobertura vacinal esperada.
Enock Ribeiro, presidente do Cosems-SE e secretário municipal de saúde de Nossa Senhora do Socorro, explica que a importância de representar o estado na etapa nacional é mostrar a estratégia para todos os outros estados, compartilhando conhecimentos. “Os municípios vão levar como atingiram seus objetivos e lá vão ter representantes de todos os estados do Brasil e São Cristóvão, que foi o ganhador da regional dele, vai mostrar como montou sua estratégia e elevou seus resultados na vacinação”, reforça.
.jpeg)
Enock Ribeiro, presidente do Cosems-SE e secretário municipal de saúde de Nossa Senhora do Socorro
.jpeg)
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Saúde

São Cristóvão realiza Dia D de vacinação contra a Influenza no próximo sábado (10)

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”
