Programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é encerrada com exposições de startups e robô na Praça São Francisco
Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), finalizou a programação do INOTTEC, um evento em comemoração ao Dia Nacional da Inovação que é parte integrante da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Pela primeira vez, a cidade teve a oportunidade de sediar um evento que visa estimular nos jovens a inovação e a ciência.
O INOTTEC foi realizado graças à submissão de um projeto, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, aprovado em um edital do CNPQ e do Ministério da Ciência e Tecnologia. O principal objetivo do evento foi promover atividades de inovação, ciência e tecnologia, com um enfoque especial na participação e envolvimento das escolas da rede pública do nível básico.
Segundo a diretora municipal de Inovação, Laíse Santos, a programação incluiu oficinas realizadas nas escolas e um grupo de marisqueiras. Essa última, abordou a elaboração de um repelente e boas práticas de trabalho, destacando a importância da ciência e tecnologia na vida cotidiana e que pode trazer soluções práticas e benéficas para a comunidade.
“Além do grupo de marisqueiras, as demais oficinas aconteceram na EMEF Gina Franco e na EMEF São Cristóvão. Hoje, no encerramento, o Colégio Cláudio Meirelles esteve presente. Nossa programação teve o cuidado de abordar de tudo um pouco para os jovens, tudo em relação à tecnologia, ciência e inovação e, além de apresentar, incentivar que esse ramo é possível e é importante para o desenvolvimento de uma comunidade”.
O secretário da Semdet, Josenito Oliveira, complementa que a educação é a base de tudo e que a tecnologia está inserida nessa área, onde se aprende, como se aprende, durante um processo de coleta de conhecimento ao longo dos anos está presente a ciência e a tecnologia.
“Essa programação é bastante lúdica, para mostrar aos jovens a importância da ciência, tecnologia e inovação e afirma que nenhum estado se desenvolveu sem o uso desses 3 conhecimentos. Através da educação, que é a base de tudo, é importante que invista na pesquisa científica, na pesquisa aplicada, para que a gente possa trazer produtos que venham melhorar a qualidade de vida do povo, porque a inovação só tem sentido se ela trouxer um benefício social para a população”, destaca Josenito.
A instituição onde acontece a maioria das pesquisas e que é parceira do evento, a Universidade Federal do Sergipe, estava sendo representada pelo vice-reitor, Rosalvo Ferreira, que diz ser um momento singular. “O envolvimento da academia, que é o nível superior, a UFS, na área de informação, tecnologia, de inovação, com um público jovem, é exatamente o que faz a mudança da sociedade, o que o futuro espera é que esses jovens possam ter a capacidade de aprender, trocar experiências e, sobretudo, permitir que a mudança social ocorra de forma igualitária”.
Luciano Quintans, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UFS e também considerado pelo ranking da Universidade de Stanfor (EUA) um dos pesquisadores mais influentes do mundo, acredita que o processo de transformação social se inicia pelas pessoas mais jovens, e com isso, parabeniza o evento. “A Prefeitura de São Cristóvão, bem como a UFS e todos nessa ação estão de parabéns. A gente traz muitos projetos que envolvem também o processo de aprendizagem, a exemplo do empreendedorismo para os mais jovens, para que eles aprendam e vejam que isso não está distante deles”.
E para confirmar esta opinião, estavam presentes no eventos figuras que possibilitam caminhos para que o conhecimento sobre a inovação, ciência e tecnologia saiam dos projetos escritos em papel para uma realidade, bem como grandes empreendedores do ramo da Tecnologia e Inovação que foram parceiros no evento: Jamisson Ferreira, empreendedor da Jamsoft Tecnologia; Breno Barreto, diretor técnico do SEBRAE; Roger, empreendedor da CHIP CIA; Vagna Cardoso, Caixa Econômica Federal, entre outras figuras.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento
Prefeitura de São Cristóvão lança programação especial de fim de ano com diversidade de eventos
3ª edição do Festival do Camarão reúne multidão na Praça São Francisco e destaca gastronomia, cultura e produção local