13/05/2025

Prefeitura de São Cristóvão e OCBPM inauguram nova sinalização turística nos atrativos do Patrimônio Mundial nesta quarta-feira (14)

A Cidade Mãe de Sergipe, quarta cidade mais antiga do Brasil e reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, dá mais um importante passo na valorização de sua história e no fortalecimento do turismo local. A Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), inaugura oficialmente na próxima quarta-feira, 14 de maio, às 16h, no Convento São Francisco, a nova sinalização turística instalada nos principais atrativos do Centro Histórico.

A iniciativa faz parte do projeto Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil, promovido pela OCBPM com patrocínio da Vale e do BNDES, por meio da Lei Rouanet, e conta com apoio do Iphan, da Unesco e da Prefeitura de São Cristóvão. O evento de inauguração contará com a presença do prefeito Júlio Nascimento; do presidente da OCBPM, Mário Nascimento; do secretário de Governo e Gestão de São Cristóvão e diretor administrativo da OCBPM, Marcos Santana; além de outras autoridades e representantes locais.

Ao todo, seis tipos de placas integram o projeto/ Foto - Inácio Prado

Instaladas em pontos estratégicos do sítio histórico, as 45 novas placas e totens contam com QR Codes que permitem aos visitantes acessar conteúdos digitais exclusivos sobre os atrativos. As informações foram produzidas a partir de um trabalho técnico detalhado, que envolveu visitas de campo, registros fotográficos com drones e reuniões com a equipe técnica da Prefeitura, do Iphan e outros atores locais. Todo o projeto seguiu os padrões do Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da UNESCO, assegurando uma sinalização qualificada e compatível com outros sítios reconhecidos internacionalmente.

Segundo o prefeito Júlio Nascimento, a nova sinalização reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. “Temos trabalhado de forma contínua para transformar São Cristóvão em um destino de visibilidade estadual e nacional. Somos uma cidade rica em história, religiosidade, cultura e lazer, e o turismo é uma das grandes oportunidades que temos estimulado com responsabilidade e planejamento. Com ações como essa, estamos melhorando a experiência do visitante, valorizando nosso patrimônio e movimentando toda a rede de serviços locais, da gastronomia à hotelaria”, destacou o prefeito.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão/ Foto - Heitor Xavier

Além de orientar os visitantes, a sinalização turística também valoriza o patrimônio e incentiva a permanência dos turistas por mais tempo na cidade, contribuindo com o comércio local e com a economia municipal. Para o presidente da OCBPM, Mário Nascimento, “a sinalização turística tem por obrigação orientar, mas também tem o papel de valorizar o atrativo turístico, trazendo a importância da conservação do patrimônio da cidade. Ao mesmo tempo, ao trazer mais informações sobre os atrativos, amplia a permanência do turista, representando uma estratégia para o desenvolvimento sustentável”.

Desde 2010, São Cristóvão é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Fundada em 1590, a cidade preserva um conjunto arquitetônico único que sintetiza a fusão dos modelos urbanísticos e arquitetônicos de Portugal e Espanha. A Praça São Francisco, traçada conforme as Ordenações Filipinas, é o principal elemento urbano do sítio tombado e um dos cartões-postais do estado de Sergipe.

Serviço:

Local: Convento São Francisco – Rua Pai Tomé, Centro Histórico, São Cristóvão/SE

Data: 14 de maio de 2025 (quarta-feira)

Horário: 16h

Foto de capa: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade