Prefeitura de São Cristóvão convoca população a participar da gestão municipal
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento governamental que estabelece as diretrizes, objetivos e metas, da Administração Pública, que resultem em bens e serviços para a população. Em outras palavras: é através do PPA que a Prefeitura de São Cristóvão ouvirá as demandas da população e demarcará as necessidades apontadas pelos próprios moradores da cidade, o que contribuirá assim para o desenvolvimento de ações no futuro.
Este ano, devido à pandemia da covid-19, a participação da população acontecerá de forma digital, ou seja: através do formulário eletrônico, as pessoas sinalizarão suas necessidades - em todos os campos da administração pública da cidade (infraestrutura, educação, saúde, abastecimento de água, agricultura, planejamento e gestão, etc). A data limite para participar do PPA é 31 de agosto, através do formulário: https://www.saocristovao.se.gov.br/loa-ppa/formulario-loa-ppa.
“No decreto 330/2021, de 26 de julho deste ano, pontuamos que devido à pandemia, a Prefeitura de São Cristóvão institucionalizaria a Audiência Pública Eletrônica, como forma de facilitar o acesso da população ao PPA”, informou o secretário municipal de planejamento e gestão, Josenito Oliveira, que na ocasião indicou que os apontamentos dos cidadãos serão copilados numa planilha e formatados em documento. “Esse documento será levado à Câmara de Vereadores de São Cristóvão para os tramites legais referentes às ações de desenvolvimento do município”.
Josenito Oliveira
Entenda mais sobre o PPA
É preciso ressaltar que o PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo, e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor (de modo que haja continuidade do processo de planejamento). Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas, tais como: metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.
Participar do PPA deve ser uma prática exercida por toda a população, pois suas decisões do influem diretamente na Lei Orçamentária Anual (LOA), que vem a ser o indicativo de quanto se investir em ações de desenvolvimento dentro do município, pois todos os gastos do governo para o ano seguinte são previstos em detalhe pela LOA.
Os cidadãos encontrarão na Lei Orçamentária Anual, por exemplo, a estimativa da receita e a fixação das despesas do município. É possível através da LOA prever também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados. Essa arrecadação se dá por meio dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Se bem elaborada, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.
“O PPA é um momento de participação mais direta da população na elaboração do planejamento do município. É uma forma do nosso povo interferir e fazer valer suas vontades, contribuindo com aquilo que entendem ser demandas prioritárias. Para a nossa gestão é importante essa participação, que vem a ser um dos dois pilares de nossa administração (juntamente com a transparência nos atos administrativos do governo). Esperamos que todos possam participar do PPA, contribuindo diretamente de nossas ações”, finalizou prefeito Marcos Santana.
Marcos Santana
Fotos: Arquivo da Diretoria de Comunicação de São Cristóvão.
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão