Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão
                A Prefeitura de São Cristóvão decretou que, durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), é proibido o uso de equipamentos sonoros automotivos do tipo “paredão” e similares, assim como a comercialização e o consumo de bebidas em recipientes de vidro, como garrafas, copos e jarras. Essas medidas têm o objetivo de garantir a segurança, a ordem pública e o bem-estar de todos os participantes, permitindo que o público aproveite as atividades culturais e artísticas com conforto e tranquilidade.
Trios elétricos, caixas amplificadas e quaisquer sistemas de som instalados em veículos são alguns exemplos de como a proibição dos equipamentos de som podem ser aplicados, enquanto a restrição sobre vidro vale para bares, restaurantes, lanchonetes e vendedores ambulantes, credenciados ou não, em todo o perímetro do evento. Bebidas devem ser vendidas ou consumidas apenas em recipientes plásticos, metálicos ou outros materiais seguros.
A fiscalização será realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), Guarda Municipal e órgãos de fiscalização ambiental e de trânsito, com apoio da Polícia Militar quando necessário. Segundo o secretário da Semdes, Coronel José Moura Neto, evitar o uso de sons automotivos é uma ação de preservação artística, ambiental e do bem estar coletivo, enquanto barrar o uso de embalagens de vidro é uma prevenção direta a possibilidades de cortes e ferimentos, causados de forma acidental ou proposital. Além disso, é mais uma medida de proteção ambiental e redução de resíduos.
“Essas são ações preventivas, educativas e protetivas, alinhadas aos valores culturais, ambientais e humanos que norteiam a gestão pública municipal. Trata-se de uma decisão responsável, que prioriza o interesse coletivo, promove o respeito ao espaço urbano e à diversidade artística, e reafirma o compromisso de São Cristóvão com a ordem, a cultura, a qualidade de vida e, principalmente, com a saúde e segurança da população”, reforçou.
                                Regras como essas já foram sancionadas desde a retomada do festival em 2017 e os decretos Nº 850 e 851/2025 só reforçam a preocupação com a segurança e tranquilidade na experiência do público do Fasc e dos moradores da cidade. O descumprimento das normas poderá resultar na apreensão de equipamentos e mercadorias, aplicação de multas e outras sanções previstas na legislação municipal.
Foto de capa: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
    Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
    Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão