Prefeitura de São Cristóvão capacita vendedores ambulantes do Fasc 2025 em boas práticas de manipulação de alimentos e organização das vendas
O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) se aproxima, e, para garantir que os mais de 130 vendedores ambulantes atuem de forma segura, higiênica e sustentável, a Prefeitura de São Cristóvão promoveu, nesta quarta-feira (12), uma capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos e organização das vendas. A atividade foi dividida em duas turmas e contou com palestras ministradas por representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Segundo Cátia Patrícia, coordenadora da Vigilância Sanitária municipal, sua equipe intensificará as ações de inspeção, orientação e educação sanitária durante os quatro dias de festival, para garantir que todos os alimentos e bebidas comercializados no evento sejam seguros para o consumo da população.
“Com o grande fluxo de visitantes e o aumento das vendas de comidas e bebidas, o trabalho da Vigilância torna-se essencial para prevenir surtos alimentares, intoxicações e contaminações químicas. Nosso objetivo é garantir que cada alimento e bebida vendidos no festival estejam dentro dos padrões de higiene e segurança exigidos. A prevenção é o nosso maior compromisso com a saúde pública”, destacou a coordenadora.
O certificado de boas práticas em manipulação de alimentos é requisito obrigatório para a comercialização durante o Fasc, o que torna a participação dos ambulantes indispensável. No decorrer da capacitação, foram abordados temas como a higienização adequada das mãos e dos utensílios, o armazenamento correto dos alimentos, a proteção contra insetos, poeira e contato direto com o público, além do uso de avental, touca e luvas limpas durante o preparo e o atendimento. Também foram reforçadas orientações sobre a verificação da validade dos produtos e o descarte adequado dos resíduos.
“Além disso, a Vigilância Sanitária fará um monitoramento rigoroso das bebidas comercializadas, com atenção especial às versões artesanais, destiladas e engarrafadas sem rótulo, a fim de evitar a venda de produtos que possam conter metanol, substância altamente tóxica e perigosa à saúde”, assegurou Cátia.
A organização de todos os vendedores no circuito do festival também foi um tópico fundamental da reunião. Segundo o coordenador de espaços públicos da Semsurb, Tauã Cavalcante, discutir as principais questões antes do evento é muito importante para que todos os vendedores cadastrados estejam devidamente orientados, incluindo comerciantes de alimentação, food trucks e barracas de bebidas e artesanato.
“Durante o encontro, foram discutidos temas como a localização dos pontos de venda, horários de chegada e circulação de mercadorias, além do esclarecimento de dúvidas recorrentes dos ambulantes, garantindo que todos estejam bem orientados para atuar de forma organizada e segura durante o festival”, pontuou.
Para Clodoaldo Dória, que há anos comercializa lanches no Fasc, é muito bom receber todas essas informações com antecedência, pois assim estará melhor preparado para receber o público ainda maior esperado neste ano. “São milhares de pessoas todos os anos, e em 2025, com certeza, esse número vai dobrar. Estou muito feliz, não só por mim, mas por todos os ambulantes, porque o festival vai ser de grande valia para a gente, ajudando a aumentar nossa renda”, comemorou.
Já a vendedora Lêda Vasconcelos, que também comercializará alimentos no festival, o acompanhamento da prefeitura é muito positivo, trazendo experiências boas tanto para quem é de São Cristóvão quanto para quem vem de fora. “A gente espera muito por esse momento, que ajuda a melhorar nossa renda e garante um trabalho digno. Estou muito grata e satisfeita por essa chance que recebemos”.
Com palcos distribuídos pelo Centro Histórico e por diversos bairros, o Fasc acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, oferecendo ao público uma experiência cultural imersiva. O festival reunirá música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras expressões artísticas em uma grande celebração da riqueza cultural de São Cristóvão e do Brasil.
O Fasc 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. A realização é da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio e Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa), em parceria com o Governo de Sergipe, por intermédio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). O Festival conta ainda com patrocínio da CELI, Banco do Nordeste, Iguá Sergipe, Ecoparque Sergipe e CAIXA. O apoio fica por conta da SE – Sistema Engenharia, Tintas Colortex, Unir Locações e Serviços e Vitória Transportes.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Serviços Urbanos
Prefeitura de São Cristóvão inaugura decoração natalina com quase dois milhões de pontos luminosos
Prefeitura de São Cristóvão capacita vendedores ambulantes do Fasc 2025 em boas práticas de manipulação de alimentos e organização das vendas