Prefeitura de São Cristóvão apresenta experiências positivas no combate ao trabalho infantil no município
Na manhã desta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) de São Cristóvão apresentou as experiências exitosas do município no que diz respeito ao combate ao trabalho infantil. A exposição das ações ocorreu durante o Simpósio Estadual de Fortalecimento da Agenda Intersetorial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, realizado no canal da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), no YouTube.
Na ocasião, a psicóloga do Centro se Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e referência técnica do Ações Estratégicas do PETI-AEPETI, Alynne Albuquerque de Resende Guerra, apresentou sua experiência enquanto técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o desenvolvimento e operacionalização das ações estratégicas do Programa no município de São Cristóvão.
“Através do PETI nós conseguimos chegar até essas crianças e adolescentes, acolher e oferecer nossos serviços para eles, fazendo também um acompanhamento das suas famílias através do CRAS e do CREAS. Por meio das nossas ações, também conseguimos dar visibilidade à temática, que hoje já é discutida por toda rede do município. Além disso, nos articulamos com os serviços socioassistenciais, assim como os serviços de saúde e educação, buscando dar uma oferta mais qualificada do serviço para essas famílias e através disso garantir o protagonismo e a autonomia das famílias, garantindo a proteção integral da criança e do adolescente”, explicou a técnica.
Durante o simpósio, ela também explicou a importância da intersetorialidade no combate ao trabalho infantil, destacando o papel dos diversos atores da rede de promoção e proteção social e do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) para o enfrentamento a essa violação. A técnica também destacou que as ações referentes às políticas públicas de assistência social, trabalho, educação, saúde, esporte e lazer, aliadas às ações de fiscalização e responsabilização dos órgãos de controle, podem facilitar a prevenção e o enfrentamento dessa violação de direitos.
Simpósio
Realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) o Simpósio Estadual de Fortalecimento da Agenda Intersetorial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil ocorreu nos dias 09 e 10 de junho, contando com a participação de gestores estaduais, municipais e representantes de órgãos públicos e privados que atuam na rede de enfrentamento a esse tipo de violação de direitos. O Simpósio faz parte da mobilização pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão leva Troféu Ser Criança pelo projeto Jornada da Primeira Infância
Prefeitura de São Cristóvão formaliza termos de fomento e garante R$ 400 mil para instituições que atendem crianças e adolescentes