Prefeito sanciona Lei que autoriza implantação de antenas de tecnologia 5G em São Cristóvão
Na tarde da última terça-feira (11), o prefeito Marcos Santana sancionou a Lei Nº 78/2023, que estabelece as regras para a instalação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR), baseadas em normas expedidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nova legislação representa um marco para a cidade, permitindo a implantação da tecnologia 5G, trazendo uma série de benefícios e avanços significativos para a população.
A Lei que é de autoria do Executivo Municipal estabelece os critérios e parâmetros urbanísticos gerais para implantação de infraestrutura de telecomunicações em áreas e bens públicos e privados ao nível do solo, no subsolo, no topo e nas fachadas das edificações localizadas em zona urbana e rural no município de São Cristóvão. Dentre os critérios, a Lei aponta que a infraestrutura deve respeitar os projetos urbanísticos e paisagísticos, especialmente na área do Centro Histórico e nas áreas sensíveis de relevante importância histórica e cultural, bem como os bens tombados.
Ela também estabelece um processo de autorização e cadastramento das antenas, garantindo um ambiente regulamentado para a implantação da infraestrutura necessária para o funcionamento do 5G. Isso contribuirá para o desenvolvimento ordenado da tecnologia, assegurando a qualidade do serviço e a segurança das transmissões.
O objetivo, além de garantir que o 5G chegue à população, é transformar São Cristóvão em uma ‘Cidade Inteligente’, para que o município consiga atrair investimentos e novas empresas focadas em inovação e tecnologia, com geração de emprego, renda e melhora da qualidade de vida das pessoas, assim como do serviço público.
O prefeito Marcos Santana ressaltou a importância da Lei Nº 78/2023 para o futuro de São Cristóvão e seus habitantes. "Estamos dando um passo rumo ao futuro, trazendo uma tecnologia que irá impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e nos posicionar como referência na área de inovação. O 5G abrirá inúmeras possibilidades para negócios, educação, saúde e muito mais", afirmou o prefeito.
Política municipal de ciência, tecnologia e inovação
Além da Lei das antenas 5G, o prefeito Marcos Santana também sancionou ontem a Lei Nº 621/2023, que estabelece medidas de incentivo às atividades de ciências, de tecnologia, de inovação e de empreendedorismo, realizadas pelas organizações e cidadãos de São Cristóvão. Ela tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação, o empreendedorismo, a autonomia tecnológica, o desenvolvimento econômico, social e ambiental, e a melhoria dos serviços públicos nas áreas de vocações do município.
Por meio da Lei, serão estimuladas questões como o desenvolvimento de soluções para o alcance do patamar de Cidade Humana, Inteligente, Sustentável e Criativa (CHISC); a geração de conhecimentos que se convertam em produtos tecnológicos; a criação de ambientes especializados e cooperativos de inovação; a articulação com Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação e Instituições de Ensino Superior; a inovação no setor produtivo; e as criações de inventores independentes.
São Cristóvão Inteligente
As leis sancionadas pelo prefeito fazem parte do programa São Cristóvão Inteligente que visa modernizar o município em diversas áreas. Dentre as últimas ações neste sentido estão a implantação de equipamentos de reconhecimento facial nas escolas da Rede Municipal; a disponibilização de QR Code nas obras da Prefeitura; e o aplicativo Cidade Iluminada.
Foto: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão