Prefeito Marcos Santana recebe ministro Márcio Macêdo para discutir construção de 107 casas populares em São Cristóvão
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, recebeu na tarde desta sexta-feira (19), no Paço Municipal, a visita do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. Na ocasião, o gestor municipal apresentou o projeto para a construção de 107 casas populares para as famílias que hoje residem na comunidade do Maria do Carmo.
O projeto apresentado ao ministro foi idealizado pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e prevê, para além das casas, praça com rampas de acessibilidade, área de preservação ambiental, pontos de ônibus, calçadas amplas, algumas residências estruturadas para idosos e pessoas que utilizam cadeira de rodas, rotas acessíveis em todos os eixos e arborização.
As residências farão parte do Conjunto Habitacional Lourdes Azevedo, no Eduardo Gomes, que ficará localizado próximo ao Rosa do Oeste, ao lado do Loteamento Porto Poxim, e terá aproximadamente 40 mil m² de obra. A construção das casas será feita com recursos do programa “Pró-Moradia”, do Governo Federal, na ordem de R$ 10.922,292 milhões. A articulação para liberação do valor junto ao Ministério das Cidades foi feita pelo ministro Márcio Macêdo.
O ministro elogiou o projeto, destacando que pode ser tomado como referência para outros municípios. Ele apontou pontos positivos como questões de acessibilidade, arborização do local e iluminação pública. “A equipe está de parabéns e fico muito feliz em fazer parte dessa história, em ter ajudado a viabilizar, junto com vocês e o presidente Lula o sonho da casa própria para 107 famílias. São famílias que ao final do dia terão um teto para viver com dignidade”, afirmou o ministro.
Além disso, Márcio Macêdo aproveitou a oportunidade para parabenizar a boa atuação de Marcos Santana enquanto gestor. “Conheço Marcos e sei da competência técnica e do zelo com a coisa pública, da honestidade e do compromisso com o povo. Vejo Marcos Santana como o melhor prefeito de Sergipe e um dos melhores do Brasil, pela forma como conduz a gestão. Isso não é demérito para nenhum prefeito, mas acho que Marcos sabe bem como levar esse novo momento da gestão pública”, enfatizou o ministro.
O prefeito Marcos Santana agradeceu ao ministro por ter se disponibilizado para conhecer um pouco mais sobre os projetos que estão em desenvolvimento na Cidade Mãe e reforçou a importância do diálogo com o Governo Federal neste novo momento. “Hoje o ministro nos deu a honra de vir até a prefeitura para discutir vários planos para São Cristóvão. Agradeço por ouvir nossas demandas, e espero que volte mais vezes para continuar contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso país”.
A apresentação do projeto contou com a presença do deputado estadual, Paulo Júnior; do ex-deputado Valadares Filho; dos vereadores: Thiago Correa, Italo Macário, Marcus Lázaro, Edivaldinho Cabeleireiro; o prefeito de Telha, Flávio Freire; além de secretários e demais servidores municipais.
Famílias contempladas
A construção das 107 unidades habitacionais é um compromisso firmado pelo prefeito desde o início da sua gestão e irá atender uma demanda histórica na região, que há anos sofre com a falta de moradias e a precariedade da infraestrutura. As famílias que serão beneficiadas já foram cadastradas previamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O intuito da gestão municipal é ampliar o número de famílias contempladas em uma segunda etapa do projeto.
Outros projetos para a Cidade Mãe
Durante o encontro, o prefeito apresentou outros projetos como o Distrito Industrial onde está instalado o moinho de trigo da Maratá, a Rodovia Conselheiro Carlos Pinna, a Rodovia das Praias, e o Festival de Artes de São Cristóvão 2023.
Cozinha Solidária
Ainda na tarde desta sexta, o ministro e o prefeito também estiveram na sede da Cozinha Solidária Danielle Bispo. A iniciativa, que foi desenvolvida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), existe em nível nacional e tem o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. Em São Cristóvão, a ação conta com o apoio da Prefeitura, através da Semas.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão