Prefeito Marcos Santana participa de Assembleia Inaugural do Consórcio de Transporte Público com gestores da Grande Aracaju
Nesta segunda-feira (13), o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participou da Assembleia Inaugural do Consórcio de Transporte Público Metropolitano da Grande Aracaju. O encontro aconteceu na Sede Administrativa da capital sergipana e além do gestor da Cidade Mãe, contou com os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira; Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo e Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo. Além do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. O encontro foi o primeiro após a instalação do Consórcio que vai gerir o transporte público da Grande Aracaju. O objetivo da reunião foi discutir as demandas e responsabilidades de cada município na gestão da autarquia.
O prefeito de São Cristóvão celebrou a realização do encontro. Para Marcos Santana a Assembleia representou um passo fundamental para resolver os problemas do transporte coletivo metropolitano:
“A reunião de hoje foi muito importante para todos os sancristovenses usuários do transporte público. A partir da criação do Consórcio, nós vamos ter medidas efetivas que vão melhorar a qualidade do serviço ofertado e mês que vem vamos anunciar medidas que vão ter repercussão imediata na qualidade e segurança do transporte coletivo como um todo. Estou muito satisfeito e tenho certeza que vamos ter o transporte que nosso povo merece”, pontuou o gestor.
Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão
O consórcio levará à criação de uma entidade pública, que definirá o formato do Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Aracaju, e as obrigações de cada município na gestão do serviço. A presidência da autarquia ficará a cargo da Prefeitura de Aracaju, o Consórcio vai contar com um diretor executivo e as decisões referentes ao transporte coletivo serão tomadas em conjunto pelos gestores municipais.
O prefeito da capital sergipana e presidente da futura autarquia, Edvaldo Nogueira, ressalta que um estudo foi realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o diagnóstico completo será divulgado na próxima reunião entre os gestores municipais.
“Com esse consórcio lançamos medidas que serão muito importantes pro momento imediato e pro futuro do transporte coletivo nas nossas cidades. levantamos as questões, entendemos as deficiências e marcamos uma nova reunião. Os gestores já tiveram acesso à parte do estudo que foi encomendado pela prefeitura de Aracaju, mas o disgnóstico completo vai ser apresentado na reunião do consórcio que vai tratar das definições”.
Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, concedendo entrevista
A expectativa dos gestores municipais é de que o edital de licitação do novo transporte público seja lançado em março do ano que vem, mas as primeiras medidas imediatas já serão definidas na próxima reunião, marcada para o dia 22 de novembro, às 17h.
O Governo do Estado também vai participar do processo de implementação do Consórcio. Segundo o governador, Fábio Mitidieri, a contribuição da gestão estadual é importante para ajudar a solucionar os problemas do transporte e garantir que a população tenha acesso a um serviço com preço acessível e de qualidade.
“O estado vai ser parte das decisões e soluções. A gente tem discutido a questão do subsídio, como seria a proporcionalidade e a participação de cada ente, porque tudo isso tem um impacto. Nós temos um uma preocupação muito grande com o preço da passagem e com a renovação de frota, mas também com as contas do estado e dos municípios”, destacou o governador.
Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, concedendo entrevista
Foto: Heitor Xavier.
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão