Prefeito de São Cristóvão sanciona leis para fortalecer a cultura e a gestão administrativa do município
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, cumpriu seu compromisso com a cultura e a eficiência administrativa ao sancionar duas leis importantes nesta semana: a Lei Nº 624/2023, que estabelece o Sistema Municipal de Cultura (SMC) e a Lei Nº 623, que aprova o Plano de classificação e tabela de temporalidade.
A Lei 624/2023 estabelece o Sistema Municipal de Cultura (SMC) em São Cristóvão, vinculado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Essa iniciativa tem como propósito articular e fortalecer as políticas públicas de cultura no município, assegurando o acesso democrático a todos os munícipes e valorizando a diversidade cultural local, conforme diz o artigo 2º da Lei. A criação do SMC permitirá a implementação de ações estratégicas e o estabelecimento de parcerias para o fomento das atividades culturais da cidade, envolvendo artistas, gestores públicos e a sociedade civil.
De acordo com Paola Santana, presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), "o Sistema Municipal de Cultura é uma conquista importante para São Cristóvão. Estamos comprometidos em promover a diversidade cultural, valorizar os artistas locais e garantir que a cultura seja acessível a todos. O SMC será o principal articulador dessas ações, proporcionando uma gestão efetiva e participativa da cultura em nosso município", afirmou.
Paola Santana, presidenta da Fumctur
Já a Lei Nº 623 deste mesmo ano, aprova o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade, que visa à organização e gestão eficiente dos documentos acumulados nos órgãos da Administração Pública Municipal. A necessidade de reduzir os documentos acumulados sem prejuízo da preservação dos atos administrativos foi considerada fundamental para uma gestão mais ágil e eficaz. Essa medida busca promover a otimização dos processos internos, a racionalização dos recursos e a facilitação do acesso às informações.
Outras leis
Outras Leis importantes sancionadas pelo prefeito Marcos Santana são: a Lei Nº 78/2023, que representa um marco para a cidade, pois permite a implantação da tecnologia 5G, promovendo diversos benefícios e avanços significativos para a população e a Lei 621/2023, que estabelece medidas de incentivo às atividades de ciências, de tecnologia, de inovação e de empreendedorismo, realizadas pelas organizações e cidadãos de São Cristóvão.
O prefeito destacou a importância dessas leis como avanços que beneficiarão diretamente a população, que é o seu maior compromisso. "A implantação dessas leis representa um marco significativo em nossa jornada rumo a uma cidade ainda mais próspera e inclusiva. A valorização dos cidadãos está no centro dessas iniciativas, pois reconhecemos que são eles que fazem a nossa cidade prosperar. Ao promover a modernização de São Cristóvão com a implantação da tecnologia 5G, por exemplo, estamos proporcionando mais oportunidades, conectividade e acesso à informação para todos os moradores".
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão