Prefeito de São Cristóvão participa de seminário sobre Preservação de Patrimônio Histórico e Cultural
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participou na manhã desta segunda-feira (21), de um seminário virtual com o tema “Preservação de Patrimônio Histórico e Cultural”. O evento foi promovido pela Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).
O gestor da quarta cidade mais antiga do Brasil apresentou um pouco sobre a formação estrutural de São Cristóvão, destacando que o município é dividido em dois polos: a parte histórica, onde está a parte tombada, e o outro polo, formado em torno do primeiro campus da Universidade Federal de Sergipe e localizada na zona de conurbação com Aracaju.
Em sua explanação, o prefeito reforçou a necessidade de que haja um novo olhar por parte do Governo Federal para as cidades tombadas e que possuem patrimônios reconhecidos pela Unesco, como é o caso de São Cristóvão. “A nós, gestores dessas cidades, é dada a responsabilidade de cuidar desses patrimônios, mas não é dada a possibilidade de acessar recursos sem ter que entrar em uma fila comum com 5570 cidades brasileiras. Continua sendo necessário que o Governo tenha políticas e programas específicos para essas cidades, já que elas têm responsabilidades adicionais como a preservação de monumentos tão importantes para o Brasil e para o mundo”, destacou.
Ainda segundo o prefeito de São Cristóvão, é necessário que também haja uma política de educação patrimonial para que a população tenha consciência da importância dos monumentos das cidades históricas. “Não raro, em São Cristóvão temos conflitos envolvendo quem mora no Centro Histórico e o IPHAN, órgão tão importante na preservação do patrimônio histórico brasileiro. Isso muitas vezes acontece porque nós não fomos educados para entender a importância da preservação do patrimônio como os casarões antigos, por exemplo”, falou o prefeito.
O evento que foi transmitido pelo canal do YouTube da Ecojan contou com a participação de conselheiros do TCE e de representantes de várias cidades do Brasil.
Foto: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão