Prefeito de São Cristóvão participa de Audiência Pública para discutir Orçamento do Estado de Sergipe para 2023
Preocupado em discutir as políticas públicas que vão beneficiar o município de São Cristóvão e de Sergipe nos próximos anos, o prefeito Marcos Santana participou na manhã desta quarta-feira (15) de uma audiência para debater sobre o Orçamento 2023 do Estado. O evento também contou com a presença do secretário de Fazenda, Orçamento e Planejamento de São Cristóvão, Eldro da França, representantes dos municípios da Grande Aracaju e da sociedade civil.
Este foi o último de uma série de oito encontros realizados em todas as regiões de Sergipe para discutir o processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 do Estado. Na oportunidade, foram apresentadas as projeções orçamentárias para o próximo ano e os presentes puderam dar contribuições sobre as ações ou áreas que devem ser contempladas pelo Governo, a exemplo da saúde, educação, cultura, segurança pública, dentre outras.
Prefeito Marcos Santana e Eldro da França, secretário da Semfop
Na ocasião, o prefeito Marcos Santana destacou a audiência como um momento de aprendizado e falou que a partir dos formulários disponibilizados, estará inserindo aquilo que entende como fundamental para o desenvolvimento do futuro de Sergipe e de São Cristóvão, como as questões voltadas para o turismo, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.
O gestor também aproveitou o momento de contribuição para destacar seu ponto de vista em relação aos projetos voltados para os municípios do interior do Estado. “Acredito que seja preciso pensar Sergipe para o futuro, não somente pensá-lo para os próximos quatro anos, precisamos pensar nos próximos 40 anos. Uma das críticas que faço ao modelo de desenvolvimento sergipano das últimas décadas, é que ele está sendo pensado muito centralizado na Capital. Precisamos olhar para o interior sergipano a partir do interior, e não da Capital”, apontou.
O superintendente de Orçamento do Estado de Sergipe, Carlos Eduardo Pereira, ressaltou a importância destes encontros, e reforçou a necessidade de que não só os representantes dos municípios participem das discussões, mas que toda a sociedade civil contribua para essa construção. Ele detalhou ainda que, qualquer cidadão pode, até 27 de junho, enviar sua sugestão através do site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/SE).
“Para nós é fundamental essa integração com toda a sociedade. Os municípios que na ponta prestam grandes serviços à população precisam interagir, compreender melhor o orçamento do Estado e participar, demandando aquilo que entende como relevante. As políticas públicas não podem ser realizadas sem previsão no orçamento, então essa participação é fundamental para que possamos sentir mais de perto as necessidades, ouvindo todos os interlocutores dessa relação pública e posteriormente avaliar a nossa capacidade de executar os serviços”, explicou o superintendente.
Após o recolhimento dessas contribuições, será feita uma análise técnica e todas as demandas recebidas serão repassadas para as secretarias responsáveis, passando assim para a avaliação da capacidade orçamentária e financeira para atender o máximo possível das demandas. Em setembro a consolidação dessas necessidades será encaminhada à Assembleia Legislativa, para que seja avaliada e aprovada até o final do ano.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão