Parceria entre Prefeitura e ABDI faz de São Cristóvão o 1º município de Sergipe a aderir ao projeto Conecta 5G
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), firmou parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através do projeto Conecta 5G, com o intuito de viabilizar a utilização da tecnologia 5G no município. O programa já foi aderido por outras 28 cidades brasileiras e São Cristóvão será a primeira cidade no estado e a quinta no Nordeste a implementar e expandir as chamadas redes de quinta geração, através do projeto que promete a modernização de diversos serviços, a exemplo da telemedicina.
Gestão municipal e ABDI
Para Tiago Faierstein, gerente de novos negócios da ABDI, os modelos de negócio colocam os municípios como protagonistas através do investimento na infraestrutura de antenas, com o objetivo de disponibilizar novos serviços à população. “A partir da entrada do município neste programa, ele estará apto e com todo o apoio jurídico e técnico do Governo Federal e da ANATEL, para, em um futuro muito próximo, ofertar novos serviços - como telemedicina, segurança pública e educação com a conexão de escolas - que facilitarão a vida dos moradores da cidade, em especial dos que residem em localizações mais remotas. Aí sim trazendo o real benefício do 5G para todos”, afirmou.
Tiago Faierstein, gerente de novos negócios da ABDI
Tiago ainda acrescenta que São Cristóvão se torna protagonista dentro de um cenário nacional, porque o projeto é realizado em cooperação com três países. “Trata-se de um projeto do governo brasileiro, com o governo americano e israelense, presente em 29 cidades aqui no Brasil, incluindo São Cristóvão, mais 12 cidades nos Estados Unidos e 36 cidades em Israel. Nestas localidades estão implementando o mesmo piloto e por esta razão São Cristóvão se coloca em um cenário mundial”, enfatizou.
Tiago Faierstein, gerente de novos negócios da ABDI
Para o prefeito Marcos Santana a expectativa é muito grande, pois a gestão já vem buscando conhecimento para inserir o município neste universo tecnológico, consolidando-o como 'Cidade Inteligente'. “Nossa constante inquietação é a de buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas, com a disponibilização de serviços de qualidade, porém, atrelados à inovação e tecnologia. Estamos na posição de vanguarda na busca por estas inovações, contando com o governo brasileiro, que vem acompanhado com consultoria jurídica e técnica, o que nos tranquiliza por estarmos no caminho certo, com as devidas orientações para a aquisição de produtos que efetivamente agreguem à população”, disse.
Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão
Para Josenito Oliveira, secretário da Semdet, “São Cristóvão está dando o primeiro passo para a implantação da quinta geração das redes móveis ou tecnologia 5G, o que significa uma importante iniciativa para a inovação. Para a população o saldo será positivo, pois com isso vamos conseguir ofertar melhores serviços e em diversas áreas, como na educação, na saúde, segurança e no meio ambiente. Então, fazer parte deste projeto é um orgulho para a nossa secretaria, pois coloca o município como protagonista no cenário nacional, em um assunto tão relevante, que é o avanço da tecnologia e a acessibilidade a estes recursos”, destacou o secretário.
Josenito Oliveira, secretário da Semdet
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão