Orquestra, corais e apresentação teatral encantam sancristovenses no Auto de Natal no Eduardo Gomes
O clima natalino tomou conta do bairro Eduardo Gomes na noite da última quarta-feira (21), com as apresentações artísticas que compõem a programação do Auto de Natal da Prefeitura de São Cristóvão. A igreja e a Praça Nossa Senhora do Loreto ficaram tomadas pelo público que assistiu atentamente aos corais, orquestra e grupo de teatro.
A noite de apresentações foi iniciada com a Orquestra Popular Villa Lobos. Fundada em 2010, ela é formada por crianças, adolescentes e jovens do Instituto Canarinhos de Sergipe, que também fazem parte do Coral Canarinhos de Aracaju. O grupo também busca fazer o trabalho de inclusão, trazendo no corpo da orquestra alunos com síndrome de down e autistas. De acordo com o maestro Carlos Magno, se apresentar no Auto de Natal de São Cristóvão é um momento único.
“É uma alegria muito grande participar. Estamos hoje aqui no Eduardo Gomes, amanhã estaremos no Centro Histórico. Eu amo São Cristóvão, e nós estamos felizes por esse momento. Agradecemos o convite da Prefeitura Municipal de São Cristóvão para que nós pudéssemos participar dessa programação tão sublime do Natal na quarta cidade mais antiga do Brasil”, destacou.
Em seguida foi a vez do Coral da Academia Sergipana de Letras trazer um repertório que encantou o público presente na Igreja do Loreto. Logo após, o Coral Cantar das Águas, da Deso, trouxe canções tradicionais do período natalino e que levam mensagens de paz e esperança. Para o maestro Sérgio Chagas “é sempre uma honra poder estar cantando para a comunidade São Cristóvão, trazendo um pouco da mensagem do Natal, e poder despertar sentimentos como a felicidade, esperança e, acima de tudo, a expectativa de um Ano Novo abençoado, para que a gente consiga voltar a ter uma vida normal depois desse período tão complicado que foi a pandemia”, declarou.
Coral Cantar das Águas
Finalizando a primeira noite do Auto de Natal, o Coletivo Teatro de Mala apresentou o espetáculo “Dom Caixote, uma viagem pelo imaginário do Natal”. A peça traz uma adaptação livre das histórias de Dom Quixote e do nascimento de Jesus, trazendo os personagens para o clima do Nordeste. “A gente traz a aproximação dessa cultura do Natal para nossa musicalidade nordestina, buscando interagir o tempo todo com a plateia. A ideia é que haja imersão no teatro, no imaginário, por isso ressignificamos objetos, a própria musicalidade, para trazer o Auto de Natal que seja nordestino, mas que também traga essas referências universais, mesclando as duas histórias clássicas em uma só”, explicou Ewertton Nunes, ator e diretor do grupo.
Ewertton Nunes, ator e diretor do grupo teatro de mala
Cultura para todos
Promover essa movimentação cultural, reavivando as praças da cidade, atrair visitantes e despertar o sentimento de pertencimento dos moradores, foram alguns dos objetivos da Prefeitura quando pensou na realização do Auto de Natal. Presente no evento, o prefeito Marcos Santana destacou a importância destas celebrações e aproveitou para estender o desejo de boas festas à população. “Quando planejamos estas atividades, pensamos sobretudo em garantir o acesso da população à cultura, fazendo com que ela chegue mais próximo de pessoas que nem sempre conseguem se deslocar de onde estão para buscá-la ou não possuem condições de ter acesso”, destacou o gestor.
Moradora do Centro Histórico de São Cristóvão, a pedagoga Cleide dos Santos reconhece a relevância deste tipo de atividade e informou que aproveitou para levar toda a família para prestigiar o evento. “Quase nunca conseguimos acompanhar esse tipo de apresentação, com teatro e corais, então quando soube, chamei a família para assistir também. Gostei muito das atrações de hoje e estarei também no Centro Histórico para acompanhar o restante da programação”, afirmou.
O Auto de Natal continua nesta quinta-feira (22), desta vez, na Praça São Francisco. Confira a programação abaixo.
Programação - Praça São Francisco
19h30 - Coral Canarinhos
20h - Coral Grupo Sirius
20h30 - Coral Academia Sergipana de Letras
21h - Projeção Mapeada
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura
Programação do Cine Trianon marca o protagonismo do cinema sergipano no Festival de Artes de São Cristóvão
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão