13/10/2022

Oficina Pré-Fasc: Comerciantes participam de capacitação sobre manipulação de alimentos

Comerciantes de diversas áreas participaram nesta quinta-feira (13), de uma Oficina de Manipulação de Alimentos. Realizada no auditório  do Paço Municipal, a atividade foi promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ela integra a série de oficinas que antecedem o 37º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), e é uma das condicionantes para a participação dos vendedores no evento. 

Durante a oficina, os comerciantes foram capacitados sobre questões como higienização correta das mãos, atendimento ao cliente dentre outras. A coordenadora da vigilância sanitária de São Cristóvão, Cátia Patrícia Santos Lima, explicou que a oficina tem como foco principal as boas práticas de manipulação, armazenamento e transporte dos alimentos.

“Hoje são 44 pessoas de diversos ramos participando deste curso que tem o objetivo de capacitar esses comerciantes para que nos dias do Fasc eles possam trabalhar tranquilamente, fornecendo um bom serviço à população e evitar que sejam punidos pela vigilância sanitária. Queremos que eles sirvam uma alimentação com segurança e a festa ocorra sem problemas para eles e para o público que vem prestigiar”, informou a coordenadora.

Coordenadora da vigilância sanitária de São Cristóvão, Cátia Patrícia Santos Lima

Uma das responsáveis por ministrar a oficina foi a nutricionista e referência técnica de promoção do cuidado à saúde, Vanessa Menezes. Ela acredita que esta é uma iniciativa importante para auxiliar os comerciantes tanto no Fasc, quanto em outros eventos que eles têm interesse em participar.  

“É uma atividade de grande importância. Como eles são manipuladores de alimentos e muita gente vai consumir aquilo que será fornecido por esses vendedores, é necessário que exista uma capacitação como essa para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTAs), prevenindo surtos alimentares, para que nada atrapalhe a saúde dos consumidores neste momento específico do Fasc e em outras ocasiões também”, declarou.

Nutricionista e referência técnica de promoção do cuidado à saúde, Vanessa Menezes

O comerciante do ramo de comidas veganas, Aloísio Tocantins, pretende comercializar pela primeira vez no Festival de Artes de São Cristóvão, e por isso já buscou se preparar por meio da oficina para oferecer um serviço seguro aos seus clientes. “A partir desta oficina espero sair daqui com uma maior segurança para manusear os alimentos e passar essa segurança para o cliente final. Estou muito empolgado para participar do Festival que é um evento que admiro bastante”, comentou.

Comerciante do ramo de comidas veganas, Aloísio Tocantins

Quem compartilha da opinião é a Joice Lemo, que atua na área de confeitaria, que também irá se inscrever pela primeira vez para vender seus produtos no Fasc. “Estou muito animada para participar do evento, e meu objetivo com essa oficina é passar segurança para os meus clientes. Minha empresa é micro, mas pretendo fazer ela crescer e essa capacitação é um diferencial para nós”, apontou. 

Joice Lemo, comerciante

Fotos: Heitor Xavier 

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade