Ministério Público arquiva inquérito civil que questionava diretrizes de vacinação do município de São Cristóvão
A Promotoria de Justiça Especial do Ministério Público em São Cristóvão decidiu pelo arquivamento do inquérito civil, aberto a partir de denúncia de um vereador de São Cristóvão, que questionava as diretrizes do município para a vacinação da população contra a Covid-19.
O ofício do MP, enviado ao gabinete do Prefeito Marcos Santana, diz que o município “apresentou dados concretos que demonstram que, até o dia 15 de junho de 2021, grande parte dos grupos prioritários tinham sido vacinados, com a primeira e segunda dose”. Além disso, o Ministério Público concluiu que as provas não revelam irregularidades ou ilegalidades na ampliação da vacinação contra a COVID-19 para todos os cidadãos maiores de 18 anos.A decisão foi amparada nas informações passadas pelo município de que a ampliação da vacinação é uma estratégia político administrativa, apoiada em bases científicas e técnicas visando acelerar a imunização e o aumento do número total de vacinados em São Cristóvão.
O município também esclareceu ao MP que a ampliação da vacinação não prejudicou os grupos prioritários definidos pelos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Vacinação. Os mesmos continuam a serem vacinados sem atrasos ou restrições na aplicação das primeiras e segundas doses.
Situação atual
São Cristóvão atingiu, essa semana, a marca de 51,29% da população elegível vacinada com a primeira dose, e não parou a aplicação da segunda dose, inclusive com estoque suficiente aguardando as pessoas a comparecerem aos postos de vacinação.
As estratégias de vacinação casadas as de afastamento social possibilitaram que a cidade também ficasse 15 dias sem registrar nenhuma morte, e se encontrar, hoje 20/07, com nenhuma pessoa internada na área de síndrome respiratória da Urgência 24 horas.
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão