Marcos Santana envia projeto de lei à Câmara Municipal que reajusta em 20% os salários dos professores do município
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, enviou à Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei que reajusta o salário dos professores em 20%, retroativo a 1º de janeiro de 2023. O reajuste significa 5,05% a mais que o percentual definido pela portaria do Ministério da Educação publicada na última semana.
O valor adicional foi uma determinação do prefeito que desde 2017 vem adotando medidas para a recuperação das perdas salariais impostas aos professores da rede por gestões anteriores. O prefeito lembrou que assumiu como compromisso da sua gestão recuperar as perdas salariais absurdas forçadas aos professores. “Nós respeitamos os professores e suas carreiras, considero inadmissível e violenta a diminuição dos salários que administradores anteriores impuseram ao magistério municipal. A minha determinação é não só de cumprimento ao decreto, como também de garantir mais uma parcela do que considero como devido aos professores, e agora estamos perto de recuperar tudo o que perderam”, afirmou.
Em 2017 a diferença entre a tabela do piso salarial do magistério no município para o piso nacional era de 69%. Desde o início da primeira gestão, Marcos Santana vem recuperando as perdas, e com esse novo Projeto de Lei enviado à Câmara Municipal recupera mais 5,05%.
O prefeito entende que é preciso cumprir o decreto de aumento do piso, lembrando que o reajuste anual está previsto em Lei desde 2008, apesar das dificuldades que a maioria dos municípios tem para fazê-lo. “Não é uma medida fácil, porque representa uma boa parcela dos recursos públicos, e entendo que todo gestor precisa agir com o devido cuidado, mas também é inquestionável o respeito que a educação e a carreira do magistério merecem. Nossa proposta é construir um projeto de cidade educadora e não existe educação sem o professor sendo respeitado”, comentou.
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão