Lançamento do Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju é realizado em São Cristóvão
Nesta quinta-feira (30) a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediou o lançamento dos dois Ecossistemas Locais de Inovação de Sergipe (ELI). O Ecossistema da Grande Aracaju abrange os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e a capital do estado. Já o ELI do Alto Sertão conta com a participação das Cidades de Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Monte Alegre.
Os Ecossistemas são resultado de uma parceria entre o Sebrae Sergipe, os municípios e instituições com atuação relevante no âmbito do empreendedorismo. E o objetivo é desenvolver iniciativas para fomentar um ecossistema capaz de impulsionar a economia local e o crescimento sustentável, através do avanço tecnológico da região.
Marcus Bezerra, gerente de inovação do Sebrae explica que o lançamento foi a conclusão de um trabalho realizado durante seis meses, a partir de uma metodologia estruturada que já foi aplicada em mais de 200 ecossistemas no Brasil, alcançando cerca de 240 municípios.
“Essa metodologia traz uma sequência de ações desde o primeiro encontro dos atores, passando pelo Plano de Ação, e finalizando com o Plano de Intervenção e o lançamento do Ecossistema. Vamos conhecer hoje as ações que essas instituições têm para oferecer para a sociedade, empresas e investidores, com a temática de inovação, para termos um estado de Sergipe cada vez mais inovador”.
O prefeito de São Cristóvão ressaltou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico da Cidade Mãe e celebrou as possibilidades que o ELI da Grande Aracaju pode oferecer para o município.
“Quando assumimos a gestão do município nós tínhamos um grande caminho de reestruturação a percorrer, em diversas áreas, desde a infraestrutura até a geração de emprego e renda para a nossa cidade. Muito já foi feito, mas ainda há bastante a fazer. Seguimos firmes no compromisso para garantir o desenvolvimento de São Cristóvão, e o lançamento de hoje representa mais um passo importante”, destacou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito
Priscila Felizola, superintendente do Sebrae/SE pontuou que com o lançamento do ELI, Sergipe vai estar integrado a uma rede de inovação desenvolvida em todo o Brasil. “Sergipe finalmente entra para o mapa dos ecossistemas de inovação no Brasil. É uma caminhada rumo a um crescimento tecnológico em Sergipe”, comemorou Priscila.

A participação do poder público é fundamental para garantir à sociedade um ambiente propício para o crescimento econômico. O secretário municipal de desenvolvimento econômico de São Cristóvão, Josenito Oliveira destaca as ações que o município desenvolve para garantir as condições necessárias para o fortalecimento da economia e incentivo ao surgimento de novos negócios:
“Temos um pacote de Leis atreladas a inovação, que o prefeito propiciou e que vai melhorar o ambiente de negócios, sobretudo nas empresas de base tecnológica, estimular as startups e os nossos jovens no âmbito da tecnologia em todas as áreas. Tudo isso, somado ao lançamento do Ecossistema de Inovação da Grande Aracaju torna este um momento muito importante para fortalecer a nossa economia local”.
O Ecossistema da Grande Aracaju
Após um trabalho de seis meses, um diagnóstico foi montado para nortear ações visando identificar necessidades e potencialidades de cada região, na grande Aracaju a análise aponta os seguintes setores como prioritários:
Fotos: Heitor Júnior.
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

World Creativity Day 2025: São Cristóvão recebe evento com palestras, oficinas e campeonato de games

São Cristóvão sedia na próxima semana o festival internacional World Creativity Day
