Dentistas da rede municipal participam de matriciamento para qualificar atendimento de saúde bucal em São Cristóvão
Nesta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) realizou uma uma qualificação do apoio matricial em urgências endodônticas na Atenção Primária à Saúde, voltada para todos os profissionais de saúde bucal do município. A capacitação aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e foi ministrada por profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) João de Andrade Garcez, localizado no bairro Rosa Maria.
Segundo a referência técnica em saúde bucal da SMS, Luiza Fontes, esse apoio serve para melhorar a qualificação dos atendimentos bucais ao público, ter melhor resolutividade e uma melhor coordenação do cuidado, que é a referência e contrarreferência dos serviços ao Centro de Especialidades. “Trabalhamos coletivamente para melhorar cada vez mais os atendimentos e dar mais qualidade de vida para os nossos usuários”, afirmou a cirurgiã-dentista.
Ao longo da manhã, foi discutida, principalmente, a importância da estabilização de cáries e lesões avançadas ainda na Atenção Primária à Saúde. Entre as ministrantes, estiveram presentes Renata Hipólito e Nayane Chagas, gerente e endodontista do CEO João Garcez. Em sua fala, Nayane enfatizou como esses casos devem ser conduzidos e quais materiais são necessários para garantir que o paciente aguarde a atenção secundária com mais tranquilidade e segurança.
“Esse cuidado faz parte da nossa responsabilidade profissional e da empatia que desenvolvemos com a população, sempre buscando oferecer o melhor serviço possível. Isso passa por informação de qualidade, conhecimento científico sólido e atualização constante. Quando falamos de educação em saúde, sabemos que é um processo contínuo. Por isso, é fundamental que o serviço público ofereça capacitação aos dentistas, porque isso aumenta a segurança no diagnóstico, no plano de tratamento e nas intervenções realizadas”, destacou a endodontista.
Para Lucas Bezerra, cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Irônia Aragão, participar do encontro foi extremamente enriquecedor para tirar dúvidas e aprimorar seus serviços: “Como cirurgião-dentista, pude atualizar conhecimentos, revisar protocolos e aprimorar a capacidade de identificar e conduzir corretamente os casos já na porta de entrada do serviço. Essa breve capacitação agrega muito à prática clínica e fortalece a resolutividade da atenção básica, beneficiando diretamente nossos pacientes”.
Fotos: Jota Leal
Recentes
Notícias recentes de Saúde
Prefeitura de São Cristóvão entrega ampliação da UBS Maria José Soares Figueiroa, garantindo mais espaço e melhores condições de atendimento
Prefeitura de São Cristóvão promove ações de valorização a Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias