Coronavírus: entenda o fluxo para a realização do teste rápido
Como forma de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais de 300 testes rápidos desde o início da pandemia. A identificação dos casos infectados é de extrema importância para o controle do vírus.
“A realização dos testes rápidos no município é de suma importância, porque traz uma melhor visão de como realmente está a incidência do Coronavírus em São Cristóvão. Com isso, conseguimos ter um número mais próximo da realidade. Nós conseguimos também isolar tanto o paciente que for positivo pelo restante do tempo que falta para completar o isolamento, quanto fazer a vigilância dos contatos. Caso algum deles apresentem sintomas, já temos um olhar mais alerta por saber que é contato de um caso positivo.”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Beatriz Costa.
A pessoa que apresentar sintomas leves (isoladamente ou associados), como tosse, coriza, febre (maior ou igual a 37,8°), dor de cabeça, diarreia e dor de garganta, deve procurar preferencialmente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, ou alguma das Unidades de Referência (Jairo Teixeira de Jesus, no bairro Centro, ou Maria José Soares Figueroa/Contêiner, no bairro Eduardo Gomes). Em caso de dificuldade de respirar, o indicado é procurar a Atenção Especializada (Hospital ou Urgência 24h).
Nas Unidades, o médico irá avaliar os sintomas. Caso seja diagnosticado como Síndrome Gripal, o paciente é notificado através do Formsus pela equipe e passa a ser monitorado a cada 48 horas. Desta forma, a SMS também é notificada sobre cada caso.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica a centralização dos testes. “Nós recebemos os testes encaminhados pelo Ministério da Saúde através da Secretaria Estadual de Saúde. Os testes ficam centralizados aqui na Coordenação de Vigilância Epidemiológica para que a partir do agendamento dos testes com os pacientes, a gente disponibilize para que seja realizado naquele dia determinado. Visto que não é feito no primeiro dia do atendimento, porque o paciente, normalmente, chega numa fase mais aguda e a gente agenda para os dez dias após o início dos sintomas.”
Os testes rápidos possuem limitações, entre elas a necessidade de ser realizado em pessoas sintomáticas e após o oitavo dia do início, preferencialmente entre o 10º e 14º dia. De acordo com o Ministério da Saúde, é preciso esperar esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos suficientes para ser detectado no teste.
Os pacientes que estiverem dentro dos critérios indispensáveis para a realização do teste receberão uma ligação da equipe de saúde para o agendamento da data. No dia informado, a SMS envia o teste para a Unidade de Saúde responsável, que colhe a amostra e comunica o resultado ao paciente.
“A gente tinha critérios mais rigorosos na realização do teste rápido. Dia 27 de abril a SES enviou uma lista maior de prioridades na realização dos testes e desde então conseguimos ampliar para uma maior parte da população a oferta desses testes rápidos.”, esclarece Beatriz Costa.
Capacitação
As equipes de todas as Unidades de Saúde estão preparadas para realizar o teste. Nos dias 28 e 29 de abril, ocorreram capacitações ofertadas pela Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica.
“A gente dividiu as equipes em grupos para evitar aglomeração, mas também capacitar a todos num tempo mais rápido. A primeira etapa da capacitação foi relacionada a realização do RT-PCR. Com relação ao teste rápido, nós levamos ilustrações mostrando a forma de realização desses testes. Visto que segue o mesmo padrão de outros testes rápidos já realizados pela equipe, como HIV, sífilis e hepatite B.”, relembra a coordenadora.
Urgência 24h
As indicações de testagem na Urgência 24h, localizado no bairro Eduardo Gomes, são paciente graves, idosos, profissionais de segurança, profissionais de saúde ou contato com pessoas positivas para o Covid-19. Os demais pacientes serão orientados e seguirão o fluxo habitual da sua Unidade Básica de referência.
Monitoramento
Caso o resultado do teste seja positivo, o paciente é orientado a continuar em isolamento e recebe dicas de isolamento tanto através de ligação quanto por meio de um Guia de Isolamento Domiciliar disponibilizado pela Prefeitura.
A equipe de monitoramento entra em contato para avaliar a evolução ou regressão dos sintomas a cada 48h. Se necessário, o paciente é encaminhado para as referências. A alta acontece após 14 dias de isolamento, contados a partir do início dos sintomas, e apenas, se não existirem mais sintomas nas últimas 72h.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde
São Cristóvão zera fila de exames de radiografia após ampliar atendimento para pacientes eletivos
Prefeitura de São Cristóvão alcança no mês de agosto 2600 doses de vacinas aplicadas com Campanha de Multivacinação e Dia D Nacional