CAPS Valter Correia comemora 18 anos com festa, apresentações e homenagens para seus usuários
Há 18 anos, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia tem lutado pela dignidade e humanização do cuidado com a saúde mental da população. Para comemorar a data, a equipe do CAPS e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão realizou uma festa de aniversário, com direito a música, apresentação teatral, recitação de poesia, lanches típicos e muita diversão. O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (21), na quadra da EMEF Araceles Rodrigues Correa, reuniu usuários e profissionais para a celebração.
A festa começou com narrativa da linha do tempo, que mostrou todos os pontos de destaque para trabalhadores e usuários, como a vitória no campeonato estadual esportivo e a abertura do Carnaval dos Carnavais. Em seguida, os participantes mostraram peças artísticas e troféus que ilustraram esses marcos. Médico e equipe também compuseram e cantaram uma paródia em homenagem ao CAPS, empolgando-se a repetir “Nosso CAPS é, ele é a solução”. E, antecipando o parabéns, um grupo de usuários apresentou uma peça defendendo a importância da luta antimanicomial, um dos objetivos do centro.
Gerente do CAPS Valter Correia, Edjane Mendes foi uma das fundadoras e destacou a importância do centro para a saúde mental coletiva do município e nacional, pois é um local de fortalecimento da reabilitação psicossocial. “A festa junina é mais um atrativo, mas o nosso foco é comemorar as reabilitações que nós temos no CAPS Valter Correia. Nós trabalhamos com a portaria e a lei nº 10.216, que direciona todo o trabalho. O município de São Cristóvão está comprometido com a saúde mental”, afirma.
No discurso de abertura, Vanessa Meneses, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, expressou a alegria de ter um espaço como o CAPS na cidade, enfatizando o ganho em relação ao processo histórico que abarcou a lógica dos manicômios, que isolava pacientes com questões de saúde mental. “Hoje vemos a lógica do cuidado, com um projeto que pensa e cuida do indivíduo, mostrando que o acolhimento é possível através dos Centros de Atenção Psicossocial”, destaca a diretora.
O CAPS I Valter Correia foi o primeiro a ser inaugurado na Cidade Mãe, durante a gestão do Secretário de Saúde Antônio Florêncio, em 2006. Hoje, atende cerca de 800 usuários, que, além dos tratamentos médicos e do acolhimento social, frequentam oficinas artísticas e empreendedoras ofertadas pelo centro. Para mostrar o resultado dessas oficinas, os usuários exibiram quadros, tapetes e luminárias, que estavam à venda como uma forma de retorno para eles.
Uma dessas usuárias foi Ednúzia Souza, que expôs seus tapetes artesanais, orgulhosa do trabalho desenvolvido no CAPS. Para ela, o centro é um espaço de muita ajuda nas horas mais difíceis, onde ela pode contar em momentos de crise, mas também de alegria. “Estamos aprendendo muita coisa no dia a dia, fazemos curso de luminária, de tapete, de crochê, de tricô. Eu fiz o meu tapete grande, bonito, e estou feliz de participar do CAPS, principalmente dos 18 anos, porque ajuda nossa mente”, celebra.
Stefanie Vieira, coordenadora de Atenção Psicossocial no município, defende que o CAPS é um equipamento necessário para a população sancristovense, por ser um espaço político e de resistência no cuidado e atenção à saúde mental: “Estamos muito felizes em ver familiares, usuários da comunidade e toda a equipe engajada para que esse momento seja lembrado com muito carinho e emoção. Hoje é um dia que temos a comemorar para que a gente nunca se esqueça que o cuidado precisa ser em liberdade e ter profissionais qualificados e competentes como nós temos aqui em São Cristóvão”.
O Centro de Atenção Psicossocial tem como funções, dentre outras, fortalecer vínculos familiares e comunitários, garantir inclusão social, promover cidadania, resgatar a autoestima de seus usuários e promover a troca de experiências e reflexões. Vânia Silveira é um exemplo vivo disso. Sendo uma usuária assídua do CAPS há 10 anos, não poderia deixar de comemorar esse marco histórico do espaço que tanto ama. “Estão de parabéns, Edjane e todos os funcionários do CAPS. Estou adorando, gostando muito. Adoro ir para o CAPS e faço todas as atividades”, comemora.
Representante dos usuários do CAPS Valter Correia, João Santana também é um dos frequentadores mais antigos do centro e evidencia que, para ele, o CAPS é sinônimo de vida, muitas vivências e saudade dos que já se foram: “São 18 anos de alegria e esperança para todos nós. Espero que o CAPS viva para sempre”.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde
São Cristóvão zera fila de exames de radiografia após ampliar atendimento para pacientes eletivos
Prefeitura de São Cristóvão alcança no mês de agosto 2600 doses de vacinas aplicadas com Campanha de Multivacinação e Dia D Nacional