08/10/2024

Arquivo Público de São Cristóvão recebe visita técnica de estagiários do Arquivo Estadual

No dia 16 de agosto o Arquivo Público de São Cristóvão recebeu uma visita de uma turma com 16 estagiários do Arquivo Público Estadual, como atividade em alusão ao Dia do Estagiário, celebrado dia 18 deste mês. 

A diretora do Arquivo Público Estadual, Sayonara Santana, explica que além de uma oportunidade de conhecer as belezas de  São Cristóvão, o passeio serviu como uma importante experiência profissional para os estagiários, que puderam conhecer o Arquivo Municipal, considerado uma referência neste tipo de equipamento público em todo o nordeste. 

“O objetivo era proporcionar aos estagiários uma visita técnica, onde pudessem vivenciar e entender melhor a metodologia de trabalho, a organização, o processo de digitalização dos documentos aqui no arquivo e entender a importância desse trabalho para a preservação da história e do patrimônio documental do nosso estado”, pontuou. 

Sayonara Santana, diretora do Arquivo Público Estadual

Uma das estagiárias que fizeram a visita foi Carla Cardoso, estudante de letras. Ela chama a atenção para o aprendizado adquirido durante a visita: 

“A visita foi uma ótima forma de comemorar o Dia dos Estagiários. A parte comparativa foi muito interessante, pois lá no Arquivo Estadual trabalhamos apenas com documentos permanentes. A organização que vi aqui me impactou bastante, serve como exemplo para nós”. 

Carla Cardoso, estudante de Letras 

Para o historiador e diretor do Arquivo de São Cristóvão, Adaílton Andrade, a visita reforça o papel de referência do Arquivo Estadual e ressalta que o caminho para a transformação do local foi o trabalho de uma boa equipe profissional e investimentos contínuos da gestão. 

Além disso, ele chama a atenção para a eficiência e a rapidez na disponibilização de documentos que, antigamente, demoravam meses para serem concluídos e hoje o Arquivo consegue concluir vários processos por mês, graças a digitalização. Essa celeridade também agiliza o trabalho das secretarias municipais que nem precisam mais solicitar os documentos fisicamente, já que eles estão disponíveis digitalmente em um sistema controlado com login e autorização, garantindo a segurança das informações.

Graças a estrutura disponível e investimentos feitos o Arquivo consegue prestar um serviço que atende bem a população e enche de orgulho os servidores do órgão:

“Hoje, temos orgulho de trabalhar aqui no Arquivo de São Cristóvão, e isso criou um verdadeiro sentimento de pertencimento. Esse sentimento de valorização é um dos maiores legados que a gestão atual nos proporcionou”, celebrou o diretor do Arquivo Municipal. 

Adaílton Andrade, diretor do Arquivo de São Cristóvão

Fotos: Dani Santos

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade