07/05/2025

Turismo: São Cristóvão volta a ser vista por Sergipe e aumenta significativamente a movimentação na cidade

A Cidade Mãe de Sergipe está passando por um momento de transformação no setor turístico. Por ser a quarta cidade mais antiga do Brasil, com a história cravada nos museus, monumentos e na tradição de um povo, carrega um grande potencial turístico que, por muito tempo, não era explorado. Com iniciativas da Prefeitura de São Cristóvão nos últimos oito anos, o município tem fortalecido o sentimento de pertencimento dos moradores, despertando neles a esperança de investir na própria cidade e aproveitar os momentos de diversão e lazer no lugar onde vivem.

Os investimentos da gestão em infraestrutura, valorização da arte local e promoção de eventos culturais trouxeram aos sancristovenses o prazer de viver São Cristóvão, um prazer que ultrapassou os muros da cidade. Atualmente, o município voltou a ser rota turística para visitantes de todo o Brasil e teve um aumento significativo de turistas, o que tem movimentado a economia local, gerando emprego e renda, e valorizado ainda mais os setores turístico e cultural.

As mudanças foram iniciadas nas requalificações de rodovias e pontos turísticos da cidade, proporcionando mais espaços de bem-estar e lazer para a população, além de reacender a história e memórias afetivas desses locais. Essas ações cumpriram com o objetivo de fortalecer os laços entre a comunidade e a própria cidade, tocando com responsabilidade no sentimento de pertencimento da população. De forma estratégica, a valorização local e o reavivamento da cidade também tocou o público externo, que vem até a cidade explorar o que tem de melhor a ser oferecido. 

Desde de 2017, foram implementadas pela gestão municipal estratégias voltadas para as áreas de cultura e turismo, além de investimentos em políticas públicas, parcerias e capacitações. Essas ações foram fundamentais para aumentar o fluxo de turistas e fortalecer o setor comercial, especialmente no ramo da gastronomia e hospedagens. Além de grandes eventos tradicionais que atraem milhares de pessoas como o Festival de Artes de São Cristóvão e a Romaria do Senhor dos Passos, iniciativas cotidianas foram implantadas para que o grande fluxo de pessoas seja recorrente nas ruas da cidade. Um exemplo disso é a Rua Gastronômica, evento fixo que acontece todos os finais de semana. 

Rua Gastronômica 

A Rua Gastronômica tem apoio da Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e tem se consolidado como um dos principais atrativos, reunindo bares, restaurantes e espaços para economia criativa, possuindo uma programação variada e bem avaliada pelo público. O ambiente tem agradado os moradores e os turistas, dentro dos requisitos de segurança, animação e riqueza gastronômica e cultural. 

Itaverton Medeiros, sócio do empreendimento Casa Verde, compartilhou que o projeto existia há alguns anos, mas não sentia confiança em empreender na cidade devido a pouca circulação de pessoas, cogitando abrir o investimento na capital, Aracaju. Entretanto, com as estratégias de melhorias turísticas dando resultado, a esperança de que o projeto poderia dar certo na cidade foi decisiva e a tentativa da abertura da Casa Verde na sua cidade natal foi concludente. 

“Tudo começou a mudar com a gestão passada e agora vemos continuidade com essa nova gestão. A cidade passou a se desenvolver não só no turismo, mas de forma geral, foi quando percebemos que valia à pena apostar no nosso negócio em São Cristóvão, afinal é a cidade que nascemos e moramos. Com o passar dos anos, vimos um crescimento que superou as nossas expectativas, tanto que hoje em dia estamos planejando expandir nosso espaço e investir em outras áreas dentro do próprio município”, partilha o empresário. 

O fomento ao empreendedorismo e a promoção de capacitações de serviços foi reconhecido pelo empresário da Casa Verde. “A Prefeitura esteve presente e junto sempre que precisamos, além de melhorar as condições de toda a logística para que o empreendimento fosse um sucesso. Destaco o quesito segurança: a Praça São Francisco já teve um histórico de furtos e sempre estava vazia, e hoje em dia ela é mais iluminada, com câmeras de segurança, nos dando mais confiança em aproveitar a noite, assim como à população”, parabeniza Itaverton. 

Itaverton Medeiros, sócio do empreendimento Casa Verde

O incentivo dado para o turismo através dos empreendedores e artistas locais, como as artesãs que integram a economia criativa no município, também são oportunidades que estão gerando cada vez mais empregos. “Recebemos aos finais de semana cerca de 800 a 900 pessoas em nosso estabelecimento, empregamos de 40 a 44 funcionários, direto e indiretamente, todos eles aqui da cidade”, adiciona o empresário. 

Além do ramo gastronômico, a movimentação na cidade oportunizou a abertura de empreendimentos em hotelaria, partindo do princípio de que o visitante precisa viver a cidade com a possibilidade de estadia, como aborda Mayra Oliveira, proprietária do Grand’ Hostel, localizado na Praça São Francisco. “Houve o tempo que a cidade enchia apenas em eventos grandes como o FASC, mas agora não, recebemos grandes números de clientes em diferentes épocas do ano, cada vez mais recorrentes, e de todo lugar do mundo. São Cristóvão está sendo mais vista, e a gestão municipal vem fazendo por onde para que isso aconteça”.

Mayra Oliveira, proprietária do Grand’ Hostel

Parcerias 

As iniciativas mencionadas por Mayra se tratam de importantes parcerias que buscam investir e acreditam nas potencialidades turísticas da cidade, a exemplo do Banco do Nordeste (BNB) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). A Rua Gastronômica completou um ano de funcionamento no mês de abril e tem como principal financiador o BNB, através do seu programa Circuito Cultural BNB. Somente neste período, o local recebeu R$48 mil em investimento do BNB, que patrocinou 22 atrações culturais, em apresentações para mais de 5,3 mil pessoas. 

Segundo o gerente do Banco do Nordeste, Lenin Falcão, a parceria com a Prefeitura de São Cristóvão tem anos e o convênio assinado para ingressar no programa do município foi apenas mais uma das iniciativas para buscar mais desenvolvimento para a cidade. “Encontramos aqui uma efervescência entre os empresários locais, eram empreendimentos que já estavam dando sucesso, e já havia a ideia da criação da Rua Gastronômica, portanto foi um casamento de ideias que deram muito certo e que possuem objetivos iguais, que é o fomento do turismo por meio da gastronomia”. 

Lenin Falcão, gerente do Banco do Nordeste

Outra parceria importante é com a Fecomércio, que implantou no município o Vai Turismo, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de um movimento nacional formado por pessoas e organizações, que visa contribuir com propostas que impulsionam o setor de turismo, principalmente após o impacto da pandemia. 

São Cristóvão está integrada ao projeto desde 2023, e foi reconhecida como a cidade com maior avanço no programa Vai Turismo nos últimos anos. Como forma de reconhecimento pelo empenho no desenvolvimento do turismo local, o prefeito Júlio Nascimento recebeu uma placa de homenagem durante o evento de condecoração.

Segundo Marcos Andrade, presidente da Fecomércio, o turismo em Sergipe cresceu, sendo o segundo estado que mais cresceu no Brasil, e esse resultado foi alcançado graças a projetos como o de São Cristóvão. “Onde quer que eu vá eu falo de São Cristóvão, essa cidade está no guia de visitantes do Hotel Sesc Atalaia, toda semana sai pessoas de lá para esta cidade que oferece turismo religioso, cultural, uma bela gastronomia, e um acolhimento especial. São Cristóvão cresce a cada dia e a tendência é crescer ainda mais, pois é uma cidade que busca sempre estar se desenvolvendo”. 

Marcos Andrade, presidente da Fecomércio

Público 

O público sancristovense têm demonstrado satisfação ao ver a cidade novamente movimentada, com pessoas na vida e com programação que valoriza a cultura e a história do povo. A nova fase de São Cristóvão tem despertado o orgulho dos moradores, que vêm contando com eventos que promovem a socialização, estimulam o entretenimento e reforçam o sentimento de pertencimento. 

Mayllan Raquel, moradora de São Cristóvão, compartilha sua visão sobre as mudanças significativas que estão transformando a Cidade Mãe de Sergipe. Como uma sancristovenses que cresceu na cidade, ela conta que antes não tinha nenhum atrativo na cidade que fizessem os moradores saírem de suas casas à procura de diversão, de lazer em família, mas agora, acontecem eventos com mais frequência, eventos de qualidade, espaços de gastronomia de qualidade, com ofertas de serviços plausíveis. 

“Estou achando muito interessante essas propostas de resgate do turismo em nossa cidade, isso vem acontecendo desde a gestão passada, e que bom que a atual gestão está dando continuidade. Saímos de uma cidade dormitório para uma cidade cada dia mais procurada por pessoas de fora, e pelas pessoas da própria cidade, que saíam daqui para procurar entretenimento fora. Agora conseguimos curtir nossa própria cidade, com mais alegria, mais segurança, e isso me enche de orgulho”, ressalta Mayllan. 

Mayllan Raquel, moradora de São Cristóvão

São Cristóvão passou a ser escolhida por visitantes de diferentes lugares como destino de descanso e lazer. Anteriormente vista apenas como uma cidade histórica para visitas rápidas, passou a ser reconhecida como um recanto de tranquilidade, descontração e boa convivência. 

Para Ailton Pereira, visitante de Aracaju, São Cristóvão está combinando de forma muito certeira o charme histórico, a cultura viva e a receptividade aconchegante. “Já tinha visitado São Cristóvão, mas apenas de passagem, somente agora me despertou a vontade de ficar e aproveitar o lugar. As iniciativas para engajar mais o turismo aqui na cidade está dando super certo, a cidade é muito rica e tem muito a oferecer para o estado e para o país”, partilhou.

Sua companheira Vanuzia Santos, também de Aracaju, parabenizou os serviços e o espaço dado ao artesanato nos locais de movimentação turísticas. “Nossa cultura é muito rica e essas iniciativas fazem com que as pessoas se valorizem ainda mais. São Cristóvão tem o diferencial, tem essa mistura de uma gastronomia própria, a beleza da cidade, as manifestações culturais e a arte; em Aracaju, poucos ou até mesmo nenhum lugar é comparado a aqui, e tem muitas pessoas que gostam desse clima, eu mesma sou uma delas. O fortalecimento no turismo aqui está dando muito certo. Que a gestão possa continuar e aperfeiçoar ainda mais essas estratégias, pois está nítido o desenvolvimento na cidade”. 

Ailton Pereira e Vanuzia Santos, visitantes 

Mais eventos na cidade 

A reconquista da visibilidade que São Cristóvão vem obtendo, a cidade passou a entrar no radar de diversos produtores e instituições que escolhem sediar eventos no município, como mostras de cinema, apresentações musicais, entre outros eventos que combinam com o clima da cidade. 

III Mostra Fazer Filmes Via Sergipe

Em abril, a cidade recebeu a III Mostra Fazer Filmes Via Sergipe. Um projeto de cinema itinerante que passou por 12 cidades no estado, incluindo São Cristóvão. Segundo Marcelo Roque, coordenador do projeto, a efervescência cultural e turística da cidade foi um dos motivos para ser escolhida. “A cidade vem crescendo sua movimentação e o número de eventos também. Percebemos que era uma ótima ideia que o projeto do cinema passasse por aqui, e está sendo uma ideia bem sucedida. Aqui em São Cristóvão, temos muitos eventos de manifestações culturais variadas, o cinema é mais uma neste dia, onde trazemos mostras infantis e filmes locais, justamente para abraçar todo o público e as famílias”. 

Marcelo Roque, coordenador do projeto

Segundo a presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Paola Santana, as iniciativas foram estrategicamente pensadas para o que a cidade está vivendo hoje, e os resultados vieram mais rápido do que o esperado. “O que está acontecendo é o resultado de investimentos feitos nos últimos oito anos. Assumimos a gestão da cidade em 2017, quando presenciávamos um esvaziamento, não só de turistas, mas também dos próprios moradores. Nossa população não vivia a cidade.”

A presidenta identificou que era preciso um planejamento mais organizado e alinhado com a realidade do município, incentivando a ocupação das praças, a valorização dos eventos, a ida aos restaurantes e, especialmente, o fortalecimento do sentimento de pertencimento. “Traçamos um plano para que a população voltasse a aproveitar a própria cidade. Sabíamos que  quando os moradores voltassem a viver e amar a cidade, os visitantes também voltariam. E foi exatamente o que aconteceu.”

Paola acrescentou ainda a respeito da importância de organizar e legalizar os eventos, e para isso está sendo construído um Projeto de Lei (PL) consolidando várias regras que já existem no município. “A diferença agora é que vamos criar um grupo de trabalho com representantes das secretarias que têm relação direta com a realização de eventos, facilitando o idealizador a fornecer as informações necessárias aos órgãos de uma forma não burocratizada, on-line ou presencial”. 

Paola Santana, presidenta da Fumctur - Foto/Heitor Xavier 

O prefeito da cidade, Júlio Nascimento, alegra-se com os resultados que o município vem obtendo. “É motivo de muita alegria e orgulho ver São Cristóvão sendo redescoberta. Isso mostra que todo trabalho vem surtindo efeito e que o compromisso com a população está sendo cumprido. Um compromisso que vai além do objetivo claro, que é devolver vida à cidade e movimentá-la cada vez mais, mas, sobretudo, levar infraestrutura, segurança e bem-estar à população”. 

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão 

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade