Semed promove a Prova Decolando para os anos iniciais como forma de avaliação dos conteúdos passados no primeiro bimestre

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu as avaliações intituladas “Prova Decolando” para os alunos dos 2º, 4º e 5º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino. Esta iniciativa integra o plano de ação da Semed, que tem como principal objetivo o diagnóstico e acompanhamento de ensino-aprendizagem, buscando constantemente, aprimorar a qualidade da educação no município.

O Programa Educa Mais São Cristóvão, promovido pela Prefeitura, tem se destacado como um dos principais impulsionadores da transformação educacional na região. Uma de suas iniciativas é o investimento em material didático que abrange os campos da Língua Portuguesa e Matemática e inclui cadernos específicos para o desenvolvimento da fluência e orientações direcionadas aos professores. Essa abordagem tem contribuído na melhoria do cenário educacional local, gerando impactos positivos em toda a comunidade escolar.


Durante o ano letivo, os alunos da rede municipal recebem quatro materiais didáticos. Como parte do processo avaliativo, os estudantes realizam uma prova ao final de cada material, com o objetivo de avaliar a consolidação de seu aprendizado. De acordo com a secretária da Educação do município, Deise Barroso, esse é um trabalho conduzido com seriedade. Os resultados têm sido notáveis, além de promover uma maior organização entre os gestores escolares.

“Chamamos essa avaliação de Provinha Foguetinho, mas como esta é a primeira, referente ao primeiro bimestre, a gente chama de Provinha Decolando, pois é a que vai avaliar as competências e habilidades trabalhadas no primeiro bimestre se vão se consolidar. A partir do resultado dessa prova, vamos avaliar maneiras de intervenções, que são feitas através de reuniões com professores, com equipe gestora, com a finalidade de tratar aquilo que não foi consolidado nesse primeiro momento, ou também através de reforço feito com os próprios alunos”, explica Deise.
A gestora da EMEF Pedro Amado, Clarissa Bezerra, elogia a parceria entre a Prefeitura e o Centro Lemann, que trouxe novas formas de ensino através das formações com os professores, coordenadores e diretores, possibilitando que toda equipe educativa do município se torne cada dia mais preparada e organizada.

“Essa prova tem o grande objetivo de perceber se as habilidades dos cadernos do Educa Mais do período foram consolidadas, e isso ajuda a equipe a replanejar, caso necessário, ou avançar com as metodologias e os assuntos. Com isso, os professores fazem de tudo para que o aluno aprenda de verdade, que se abram sobre suas dificuldades, para que o professor entenda, se reajuste e consiga passar o conhecimento da melhor forma para o aluno, isso através dos reforços que acontecem nas escolas. Os resultados das provas são mensurados de forma específica, real e individual, o que nos ajuda significativamente”, destaca Clarissa.
Francisco dos Santos, professor do 5 ano da EMEF Pedro Amado, partilha do mesmo olhar que a gestora da escola e afirma que essa ação desenvolvida pela Semed faz toda diferença no aprendizado. “Depois dessa prova vamos para o caderno 2, mas, também, dando continuidade naqueles assuntos que restaram alguma dificuldade nesse primeiro momento, para que os alunos entendam bem todos os assuntos, pois o momento de ter dúvida é agora, com os colegas juntos dentro da sala de aula, e quando chegar lá na prova externa, saberem responder com clareza e certeza”.

Alunos
Após a realização das avaliações, os alunos do 2º e 5º da EMEF Pedro Amado contam que as provas foram muito boas e que esperam notas máximas.
“Eu gosto muito de estudar, achei a prova muito boa, acredito que fui muito bem, que vou tirar 10. Os meus professores me ensinam muito bem, e essa prova é justamente para eles terem a certeza disso, de que nos ensinou bem e que conseguimos aprender direitinho”, conta Ageu Gomes, estudante do 2º ano.

“Achei a prova muito boa, consegui responder todas as questões, a professora é legal com todos nós e acredito que vou tirar uma boa nota”, confia Abner Pereira, também aluno do 2º ano.

“Eu gostei muito da prova, algumas questões eu achei muito fácil e outras mais difícil, mas mesmo sendo difíceis, consegui responder e acredito que vou ter um bom resultado. Os professores ensinam muito bem, as avaliações são importantes para os professores avaliarem a gente, e a gente também saber das nossas capacidades. Quando a gente for avançando os anos, vamos aprender mais rápido os novos assuntos e ter menos dificuldades”, diz Isabelle Vitória, aluna do 5º ano.

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Educação