14/11/2025

Prefeitura de São Cristóvão realiza 5º Fórum de Eleição da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou o 5º Fórum de Eleição para a sociedade civil do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean). A eleição aconteceu para o preenchimento de oito vagas, com mandato dos anos de 2025-2027. 

A ocasião trata-se de um momento decisivo para garantir a continuidade, legitimidade e o fortalecimento do trabalho desenvolvido em prol da segurança alimentar e nutricional dos sancristovenses. Segundo Winne Fontes, coordenadora municipal de Segurança Alimentar da Semas, todos os avanços alcançados na cidade a respeito da segurança alimentar foi graças ao diálogo permanente com a sociedade civil que fortalece e legitima o conselho.

A coordenadora explica ainda que as vagas governamentais são indicação das secretarias. “Hoje elegemos oitos membros da sociedade civil, e as quatros são vagas da gestão com representantes da Saúde, Educação, Agricultura e Assistência Social. Esse processo garante uma composição equilibrada e participativa, essencial para o desenvolvimento contínuo da política de segurança alimentar no município”, destaca Winne. 

Winne Fontes, coordenadora municipal de Segurança Alimentar da Semas

A secretária municipal de Assistência Social, Lucianne Rocha, enfatiza a importância da participação ativa das instituições. “Essa participação é  fundamental para que o Conselho siga contribuindo de forma efetiva com a política de segurança alimentar e nutricional do nosso município. Nossa política de segurança alimentar e nutricional é fortalecida diariamente graças ao compromisso das instituições não governamentais, que caminham ao nosso lado”. 

Lucianne Rocha, secretária municipal de Assistência Social

Maria do Carmo, então presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, compartilha que a participação de todos significa esforços para alcançar objetivos. “Que todas as pessoas que escolheram participar do conselho tenha o compromisso de ‘vestir a camisa’ e atuar de forma responsável diante das diversas ações que competem ao Comsean”. 

Maria do Carmo, representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Carivalda Souza, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, marcou presença no fórum e ressaltou em sua fala que se trata de um trabalho que dá atenção às gerações que estão por vir. “O trabalho exige responsabilidade, coragem e compreensão de que, ao defender a segurança alimentar, muitas vezes enfrentam-se resistências, mas esse é um compromisso necessário com o presente e o futuro”. 

Carivalda Souza, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar

O prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, reafirmou seu compromisso com a política de segurança alimentar, destacando as iniciativas já realizadas com seriedade e responsabilidade. “O município mantém, com recursos próprios, o único equipamento que está a frente desta temática, que é o Cresan.  A continuidade e o aprimoramento dessa política pública dependem de uma atuação colaborativa, especialmente com a agricultura familiar, garantindo alimentos de qualidade para a população. É de grande importância que o engajamento social continue de forma ativa, o alinhamento sociedade e gestão precisa sempre está fortalecida, para que o trabalho seja feito e alcançado por todos aqueles que precisam”, finalizou o gestor da cidade. 

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade