Prefeitura de São Cristóvão realiza 5º Fórum de Eleição da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou o 5º Fórum de Eleição para a sociedade civil do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean). A eleição aconteceu para o preenchimento de oito vagas, com mandato dos anos de 2025-2027.
A ocasião trata-se de um momento decisivo para garantir a continuidade, legitimidade e o fortalecimento do trabalho desenvolvido em prol da segurança alimentar e nutricional dos sancristovenses. Segundo Winne Fontes, coordenadora municipal de Segurança Alimentar da Semas, todos os avanços alcançados na cidade a respeito da segurança alimentar foi graças ao diálogo permanente com a sociedade civil que fortalece e legitima o conselho.
A coordenadora explica ainda que as vagas governamentais são indicação das secretarias. “Hoje elegemos oitos membros da sociedade civil, e as quatros são vagas da gestão com representantes da Saúde, Educação, Agricultura e Assistência Social. Esse processo garante uma composição equilibrada e participativa, essencial para o desenvolvimento contínuo da política de segurança alimentar no município”, destaca Winne.
A secretária municipal de Assistência Social, Lucianne Rocha, enfatiza a importância da participação ativa das instituições. “Essa participação é fundamental para que o Conselho siga contribuindo de forma efetiva com a política de segurança alimentar e nutricional do nosso município. Nossa política de segurança alimentar e nutricional é fortalecida diariamente graças ao compromisso das instituições não governamentais, que caminham ao nosso lado”.
Maria do Carmo, então presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, compartilha que a participação de todos significa esforços para alcançar objetivos. “Que todas as pessoas que escolheram participar do conselho tenha o compromisso de ‘vestir a camisa’ e atuar de forma responsável diante das diversas ações que competem ao Comsean”.
Carivalda Souza, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, marcou presença no fórum e ressaltou em sua fala que se trata de um trabalho que dá atenção às gerações que estão por vir. “O trabalho exige responsabilidade, coragem e compreensão de que, ao defender a segurança alimentar, muitas vezes enfrentam-se resistências, mas esse é um compromisso necessário com o presente e o futuro”.
O prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, reafirmou seu compromisso com a política de segurança alimentar, destacando as iniciativas já realizadas com seriedade e responsabilidade. “O município mantém, com recursos próprios, o único equipamento que está a frente desta temática, que é o Cresan. A continuidade e o aprimoramento dessa política pública dependem de uma atuação colaborativa, especialmente com a agricultura familiar, garantindo alimentos de qualidade para a população. É de grande importância que o engajamento social continue de forma ativa, o alinhamento sociedade e gestão precisa sempre está fortalecida, para que o trabalho seja feito e alcançado por todos aqueles que precisam”, finalizou o gestor da cidade.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão leva Troféu Ser Criança pelo projeto Jornada da Primeira Infância
Prefeitura de São Cristóvão formaliza termos de fomento e garante R$ 400 mil para instituições que atendem crianças e adolescentes