Prefeitura de São Cristóvão encaminha para votação na Câmara projeto que visa o perdão de dívidas de IPTU da população vulnerável
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, submeteu um Projeto de Lei Complementar (PLC) para votação na Câmara Municipal. A proposta visa a remissão de dívidas referentes ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), nos últimos cinco anos. Se aprovado, o projeto vai beneficiar famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e as que tiverem renda per capita familiar igual ou superior a dois salários mínimos.
Vale destacar que renda per capita familiar é a soma dos rendimentos mensais de todos os ascendentes e descendentes do proprietário, que residem no imóvel. As pessoas que atenderem aos requisitos, de acordo com o projeto, deverão requerer a remissão junto à Secretaria Municipal da Fazenda Orçamento e Planejamento (Semfop), apresentando os documentos necessários à comprovação.
Conforme a proposta, vão ser perdoados os débitos com vencimento até 31 de dezembro de 2022. O prefeito, Marcos Santana, ressalta a importância de manter regulares os pagamentos de tributos, para a viabilização de políticas públicas para os cidadãos:
“Essa é uma medida que estamos tomando porque sabemos das dificuldades que as pessoas estão enfrentando. Vamos perdoar as dívidas do passado, mas também pedimos que a partir de agora seja feito um esforço para estar em dia com o IPTU e o Imposto Sobre Serviços (ISS), porque é com esses impostos que estamos reconstruindo a Cidade Mãe de Sergipe”, concluiu o prefeito.
Vale pontuar que o projeto não prevê direito à restituição ou compensação de tributos pagos, parcelados ou recolhidos judicialmente, devidamente autorizados pelo Poder Judiciário, nem alcança eventuais custas processuais devidas dos contribuintes e honorários advocatícios.
Fotos: Heitor Xavier.
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão