15/05/2025

Prefeitura de São Cristóvão e OCBPM renovam sinalização turística no Centro Histórico da cidade

Nessa quarta-feira (14), o Convento São Francisco foi cenário da solenidade de inauguração das novas placas de sinalização turística de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do Brasil e Patrimônio Mundial reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A iniciativa é mais um passo importante na valorização da histórica da cidade e no fortalecimento do turismo local. 

A ação faz parte do projeto Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil, promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) com patrocínio da Vale e do BNDES, por meio da Lei Rouanet, e conta com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Unesco e da Prefeitura de São Cristóvão. O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Júlio Nascimento; do presidente da OCBPM, Mário Nascimento; do secretário de Governo e Gestão de São Cristóvão e diretor administrativo da OCBPM, Marcos Santana; do superintendente do Iphan, Luiz Eduardo Oliva,  além de outras autoridades e representantes locais.

Instaladas em pontos estratégicos pelo Centro Histórico, as 45 novas placas e totens contam com QR Codes que permitem aos visitantes acessar conteúdos digitais exclusivos sobre os atrativos. As informações foram produzidas a partir de um trabalho técnico detalhado, que envolveu visitas de campo, registros fotográficos com drones e reuniões com a equipe técnica da Prefeitura, do Iphan e outros atores locais. Todo o projeto seguiu os padrões do Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da Unesco, assegurando uma sinalização qualificada e compatível com outros sítios reconhecidos internacionalmente.

Segundo o prefeito Júlio Nascimento, a nova sinalização reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. “Essa nova sinalização será fundamental para a nossa cidade. Ela vai permitir que os turistas que aqui chegarem possam se orientar melhor, se comunicar com mais facilidade e conhecer São Cristóvão de forma mais verdadeira e acessível. É um passo importante para fortalecer a experiência de quem nos visita e valorizar ainda mais o nosso patrimônio”. 

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão 

Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão e diretor administrativo da OCBPM, afirma ser um militante pela preservação do patrimônio cultural de São Cristóvão e se orgulha pelo turismo da cidade estar proporcionando muitos ganhos à comunidade e economia local. “Esse patrimônio é um fator fundamental para a atração do turismo, que, por sua vez, gera emprego e renda para a nossa população. Só isso já justificaria a importância da recuperação da nossa sinalização turística. Essa sinalização é, inclusive, uma exigência da própria Unesco, o que mostra o nosso compromisso com a preservação e valorização dos nossos patrimônios”. 

Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão 

Desde 2010, São Cristóvão é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Fundada em 1590, a cidade preserva um conjunto arquitetônico único que sintetiza a fusão dos modelos urbanísticos e arquitetônicos de Portugal e Espanha. A Praça São Francisco, traçada conforme as Ordenações Filipinas, é o principal elemento urbano do sítio tombado e um dos cartões-postais do estado de Sergipe.

O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, destaca que o grande desafio de uma cidade histórica é se fazer ser vista, lembrada e, a partir disso, buscar o desenvolvimento da sua comunidade, gerando emprego e renda. Para ele, o município está conquistando um visível desenvolvimento a partir das iniciativas que a Prefeitura de São Cristóvão vem promovendo. “Percebe-se com muita clareza, o avanço da cidade nos últimos anos. Esse  avanço não é percebido apenas pelas pessoas de São Cristóvão, mas o Brasil inteiro e o mundo também estão enxergando. Estamos falando de uma ação que pensa no passado, no presente e no futuro, tendo a história como base fundamental. A estratégia adotada aqui em São Cristóvão é uma estratégia de fortalecimento, de valorização do nosso ativo cultural, totalmente integrado ao turismo”. 

Mário Nascimento, presidente da OCBPM

Presente na inauguração, Luiz Eduardo Oliva, superintendente do Iphan, também reconheceu em sua fala os avanços da cidade e parabenizou a gestão por seus esforços. “São Cristóvão é rica em história, e todos merecem conhecer de perto o que ela tem a apresentar, a contar e mostrar. E essa renovação da sinalização histórica vai auxiliar o visitante e até mesmo o morador que deseja saber mais sobre a cidade. O interessante nisso tudo é que a cidade torna um ambiente propício à geração de emprego, a valorização cultural local e dos seus artistas e tudo isso engrandece ainda mais a cidade. Portanto, são investimentos, são parcerias essenciais para o desenvolvimento da cidade, e isso é o que São Cristóvão vem apresentando sempre mais a cada ano que se passa”. 

Luiz Eduardo Oliva, presidente do Iphan

Fotos: Clara Dias 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Clara Dias
Personalize suas opções de acessibilidade