Ecotroca no FASC 2024: Festival terá troca de resíduos recicláveis por brindes sustentáveis

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2024, além de oferecer uma programação cultural diversificada, também promoverá a sustentabilidade por meio da Ecotroca, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). A ação, que já foi um sucesso na edição anterior do festival, convida a população a trocar seus resíduos recicláveis por brindes ecológicos.
Para participar, basta levar ao ponto de coleta da Ecotroca no FASC, que será na sede da SEMMA, na Praça da Matriz, Centro Histórico da cidade. Podem ser trocadas latinhas de alumínio, garrafas PET e óleo de cozinha usado. Ao atingir a quantidade mínima estabelecida, o participante poderá trocar seus resíduos por uma ecobag de algodão cru ou uma caneca personalizada do evento.
A quantidade de material necessário para cada brinde:
Caneca: 15 garrafas de 2L, 20 de 1,5L, 25 de 1L e 30 de até 600ml; 35 latinhas ou 2L de óleo de cozinha usado.
Ecobag: 30 garrafas de 2L, 40 de 1,5L, 50 de 1L e 60 de até 600ml; 70 latinhas ou 4L de óleo de cozinha usado.
Na edição anterior do FASC, a Ecotroca distribuiu 230 canecas e 530 ecobags, demonstrando o grande interesse da população em práticas sustentáveis. Para este ano, a expectativa é consolidar a Ecotroca como uma ação permanente do festival.
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente participa mais uma vez do Festival de Artes de São Cristóvão com a iniciativa da Ecotroca porque acreditamos que eventos como esse são uma excelente oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e da destinação correta dos resíduos”, ressaltou a secretária de meio ambiente Janine Menezes.
Ao trocar seus resíduos por brindes ecológicos, os participantes não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também levam para casa um lembrete da importância de adotar hábitos mais sustentáveis no dia a dia.
O festival
O Fasc é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), a Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Contando com o apoio de empresas patrocinadoras como Maratá, Estrella Galicia e Coca-Cola, o festival também recebe apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.
Foto: Jhonny Oliveira.
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente

Prefeitura inicia nas escolas da rede pública o Programa Raízes do Futuro que aborda conscientização e valorização do Meio Ambiente
Prefeitura de São Cristóvão realiza evento em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua
