1º Festival Infantil de Teatro e Circo leva apresentações culturais para o Centro Histórico de São Cristóvão

Por intermédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), a Prefeitura de São Cristóvão realizou o 1º Festival Infantil de Teatro e Circo no Centro Histórico da cidade nesse domingo (30). O evento foi destinado a toda a família, especialmente às crianças, com apresentações e oficinas de circo, música e teatro de bonecos.

Segundo a diretora municipal de Arte e Cultura, Elma Santos, o festival aconteceu em alusão ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, comemorados em 27 de março. O planejamento da gestão municipal é manter essa programação especial nos próximos anos. “Este ano, decidimos focar nossa programação no público infantil, seguindo nossa proposta de atender diferentes públicos e áreas da cultura. Para celebrar o Dia do Teatro e do Circo, preparamos uma programação especial para as crianças, com oficina circense, espetáculos de teatro de bonecos, um musical e, para encerrar, um grande espetáculo circense.”

As apresentações tiveram o objetivo de incentivar o contato das crianças com o teatro e o circo desde cedo, proporcionando um ambiente de aprendizado e lazer em família. A iniciativa reforça a importância da cultura na formação infantil e na construção de momentos de entretenimento para as crianças. A Praça da Matriz foi palco de risadas e muita animação da criançada, e as famílias aprovaram a iniciativa.

Wellington Luiz, técnico de engenharia, esteve no evento acompanhado de seu filho Heitor e parabenizou a Prefeitura pela realização do festival. “Acho muito importante promover eventos voltados para o público infantil, especialmente porque, aqui no município, há poucas iniciativas nesse sentido. O FASC, por exemplo, é mais voltado para o público adulto, assim como outros eventos. Por isso, ações como essa são fundamentais para a cidade. Um bom exemplo foi o evento de Natal, que também teve um grande foco no público infantil. Espero que surjam cada vez mais iniciativas assim. Está mais do que aprovado!”

Janaina Caroline, estudante, aproveitou o festival junto com sua irmã. “Achei maravilhoso! Sempre viemos à praça aos domingos, mas geralmente não há nada acontecendo. Então, essa iniciativa foi incrível! Minha irmã ficou super animada, e eu também. Eu adoro teatro, e ela ama circo, então foi uma experiência perfeita para nós duas.”

A programação contemplou artistas sancristovenses e de outras cidades sergipanas. A tarde de diversão foi iniciada pelo Grupo de Teatro de Bonecos Mamulengo de Cheiroso, com a peça “Cobra Grande”. Com quase meio século de história, o grupo é composto por artistas da cidade e participa frequentemente de eventos culturais. “A Prefeitura sempre nos honra e respeita, nos convidando para participar, e isso é algo que eu valorizo muito. Durante muito tempo, os artistas foram desvalorizados, mas agora é essencial estarmos em movimento. Isso fortalece a cultura, beneficia a cidade e traz vida para todos”, declara Augusto Barreto, integrante do grupo.


Em seguida, subiu ao palco o Grupo Versus Uni, encantando e animando as crianças com o show “Entre Sonhos e Estrelas". “Somos um grupo musical e teatral com músicas autorais de Lagarto e, há quatro anos, estamos divulgando nosso trabalho, lançando conteúdos no YouTube e Spotify, além de fazer shows por Sergipe, na Bahia e em outros lugares. No nosso espetáculo, brincamos com a ideia de sermos seres de outro planeta, o planeta Uni, e levamos essa fantasia para as crianças em um show divertido e envolvente”, explica Gabriel Libório, integrante do grupo.


Paralelamente à segunda apresentação, aconteceu a oficina circense com a Trupe Kadabra. O grupo trabalha com teatro, circo e música, além de promover oficinas. “Esta é uma oportunidade incrível de trazer nosso trabalho para São Cristóvão. Sou do Eduardo Gomes e passei minha vida inteira aqui, então poder compartilhar essa arte com a comunidade é muito gratificante. Hoje, apresentamos acrobacia de solo, equilibrismo com carretel e perna de pau, proporcionando uma experiência divertida e envolvente para todos”, destaca Karina Brabeck.



Para finalizar a noite, o público apreciou a apresentação "Variedela", da Cia. Gentileza de Artes Integradas (CIGARI).


Fotos: Inacio Prado
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Projeto Cidade Seresta volta à Praça São Francisco em comemoração ao Dia do Trabalhador

Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista comemora aniversário de 39 anos com oficinas, rodas de conversa e música ao vivo
